O tempo passou rápido, e o YouTube completa 20 anos em 2025. A plataforma de vídeos se tornou parte do cotidiano, seja para assistir a conteúdos variados, como notícias, entretenimento, clipes musicais, filmes e muito mais.
Mais do que isso, transformou a maneira como consumimos e interagimos com vídeos, permitindo que qualquer pessoa se tornasse criadora e monetizasse seu conteúdo. Para celebrar esse marco, confira oito curiosidades sobre o YouTube.
8 curiosidades sobre o YouTube
- A fundação e origem do nome “YouTube”
- O conceito inicial do YouTube como um site de namoro
- O primeiro vídeo do YouTube
- O primeiro anúncio do YouTube
- O canal com mais inscritos
- Plataforma global, mas bloqueada em alguns países
- O vídeo mais assistido da história
- Maior número de usuários ativos mensais
A fundação e origem do nome “YouTube”

O YouTube foi criado em 2005 por Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim, ex-funcionários do PayPal. O nome “YouTube” combina “You” (você) e “Tube” (tubo), uma referência à televisão, sendo frequentemente interpretado como “Sua TV” ou “Você na TV”.
A ideia era permitir que qualquer pessoa pudesse visualizar e enviar vídeos para a plataforma, sem a necessidade de ter conhecimento em programação.
O conceito inicial do YouTube como um site de namoro

Inicialmente, os fundadores idealizaram o YouTube como um site de encontros, semelhante ao Tinder, onde os usuários poderiam postar vídeos se apresentando. O primeiro slogan era “Tune in, Hook up” (algo como “Sintonize e conecte-se”). Como o conceito não deu certo, a plataforma foi reformulada para o compartilhamento geral de vídeos.
O primeiro vídeo do YouTube
O primeiro vídeo postado na plataforma foi “Me at the zoo”, publicado em 23 de abril de 2005 por Jawed Karim. O clipe, de apenas 18 segundos, mostra Karim no zoológico de San Diego, comentando sobre os elefantes. O vídeo atualmente tem cerca de 350 milhões de visualizações e 17 mil likes.
O primeiro anúncio do YouTube

Atualmente, os anúncios no YouTube são uma das principais fontes de renda para os criadores na plataforma. Mas você sabe quando aconteceu o primeiro anúncio no YouTube?
Foi ainda em 2005, quando a plataforma exibiu seu primeiro comercial, uma propaganda da Fox promovendo conteúdo exclusivo da série Prison Break. Curiosamente, esse anúncio foi veiculado apenas em vídeos do canal oficial de Paris Hilton.
O canal com mais inscritos

Atualmente, o canal mais popular do YouTube no mundo é o do criador de conteúdo MrBeast, seguido pelo T-Series, um canal indiano de música e cinema, que ultrapassou os 250 milhões de inscritos.
Canais do YouTube mais populares no Brasil
No Brasil, esses são os 10 canais mais populares:
- Canal KondZilla – 3,119 vídeos | 67,6 milhões de inscritos | 37,97 bilhões de visualizações
- LUCCAS NETO – LUCCAS TOON – 3,097 vídeos | 51 milhões de inscritos | 30,45 bilhões de visualizações
- Maria Clara & JP – 938 vídeos | 47 milhões de inscritos | 30,87 bilhões de visualizações
- Felipe Neto – 5,356 vídeos | 47 milhões de inscritos | 18,34 bilhões de visualizações
- Você Sabia? – 1,726 vídeos | 46,2 milhões de inscritos | 8,23 bilhões de visualizações
- Bispo Bruno Leonardo – 7,157 vídeos | 45,5 milhões de inscritos | 7,31 bilhões de visualizações
- Whindersson Nunes – 902 vídeos | 44,8 milhões de inscritos | 4,61 bilhões de visualizações
- GR6 EXPLODE – 3,171 vídeos | 41,9 milhões de inscritos | 26,87 bilhões de visualizações
- Enaldinho – 4,766 vídeos | 41,7 milhões de inscritos | 19,16 bilhões de visualizações
- Spider Slack – 1,394 vídeos | 38 milhões de inscritos | 21,97 bilhões de visualizações
Plataforma global, mas bloqueada em alguns países

O YouTube é uma das maiores plataformas de compartilhamento de vídeos do mundo, acessível em grande parte dos países. No entanto, devido a questões políticas, regulatórias e de censura governamental, já foi ou ainda é bloqueado em determinadas nações.
Países como China, Irã e Coreia do Norte restringem o acesso ao YouTube para controlar a disseminação de informações,
O vídeo mais assistido da história
O vídeo mais visto do YouTube é Baby Shark Dance, da Pinkfong, com mais de 15 bilhões de visualizações. Confira o top 10 atual.
- “Baby Shark Dance” – Pinkfong (15,2 bilhões) – 17 de junho de 2016
- “Despacito” – Luis Fonsi feat. Daddy Yankee (8,5 bilhões) – 13 de janeiro de 2017
- “Johny Johny Yes Papa” – LooLoo Kids (6,9 bilhões) – 8 de outubro de 2016
- “Bath Song” – Cocomelon – Nursery Rhymes (6,9 bilhões) – 2 de maio de 2018
- “Wheels on the Bus” – Cocomelon – Nursery Rhymes (6,7 bilhões) – 24 de maio de 2018
- “See You Again” – Wiz Khalifa feat. Charlie Puth (6,4 bilhões) – 7 de abril de 2015
- “Shape of You” – Ed Sheeran (6,3 bilhões) – 30 de janeiro de 2017
- “Phonics Song with Two Words” – ChuChu TV (6,0 bilhões) – 6 de março de 2014
- “Uptown Funk” – Mark Ronson feat. Bruno Mars (5,3 bilhões) – 19 de novembro de 2014
- “Gangnam Style” – Psy (5,3 bilhões) – 15 de julho de 2012
Maior número de usuários ativos mensais

O YouTube tem mais de 2,5 bilhões de usuários ativos mensais, sendo a Índia o país com mais usuários (467 milhões), seguido pelos Estados Unidos (246 milhões) e Brasil (142 milhões).
A cada minuto, os usuários enviam mais de 500 horas de conteúdo de vídeo ao YouTube, o que equivale a quase 30.000 horas de novos conteúdos a cada hora.
O YouTube foi lançado em 14 de fevereiro de 2005 e, em novembro de 2006, foi comprado pelo Google.
Inicialmente, como um site de namoro por vídeo, mas logo se tornou uma plataforma de compartilhamento de vídeos gerais.