No mercado mundial, a experiência do consumidor ao utilizar um serviço nunca foi tão visada e teve tanta importância. Não se trata mais de pagar por um produto, e sim por uma experiência, que é o caminho que um cliente percorre desde a primeira interação com a empresa até a compra do produto.
Diante desse cenário, as empresas passam a encarar novas formas e canais de aproximação com o seu público, a exemplo das redes sociais. Uma pesquisa recente feita pelo Sebrae aponta que 40% dos pequenos negócios possuem página no Facebook e 72% se comunicam com os clientes via WhatsApp.
“É muito prático, pois o cliente pode tirar dúvidas, perguntar se temos o produto específico, o preço, dentre outras informações, ao passo que isso torna o relacionamento mais próximo e personalizado. Faz pouco tempo que passei a usar o WhatsApp, mas vejo como tem mudado a forma de comunicação com meus fregueses”, comentou Francisco Manoel, proprietário de um açougue em Campina Grande.
Assim como o empreendedor, outras micro e pequenas empresas (MPE) têm o Facebook e o WhatsApp como as ferramentas mais usadas para a divulgação de produtos e serviços. O levantamento do Sebrae também revela que o número de empresas que contam com páginas na internet mais que dobrou entre 2015 e 2018, passando de 11% para 27% das MPE.
De acordo com a analista técnica do Sebrae Paraíba, Maria José Borba, para que o empreendedor consiga se manter no mercado, é preciso buscar novas tecnologias e formas de se relacionar com o cliente. “Não só nas mídias sociais, mas também as ferramentas de tecnologia da informação para conseguir atender a toda a carteira dele. Mantendo manualmente, corre-se o risco de falhas, mas em nível de sistema, ele poderá abarcar todos os clientes que visitarem a empresa. Também é importante individualizar o atendimento, tornando-o mais direto e voltado às necessidades do cliente que, por sua vez, vai se sentir importante para a empresa”, explicou.
A gestora do ALI, Cláudia Nascimento, frisa a importância de focar a individualidade do cliente. “Se a empresa consegue mapear os clientes, consegue propor um atendimento personalizado. Mesmo que tenha uma solução coletiva, é importante observar as particularidades de cada cliente para poder fidelizar”, disse.
“Como conquistar e manter clientes” é tema de palestra em Monteiro
Dentro da Semana do Cliente, o Sebrae de Monteiro realiza nesta terça-feira, 11, a palestra “Como conquistar e manter clientes”. O evento acontece às 19h, na agência do Sebrae na cidade. As inscrições podem ser feitas através do site (http://sebraepb.com.br) ou pelo telefone: (83) 3351-2947.
“O objetivo é sensibilizar os participantes para a necessidade de conhecer estratégias e ferramentas de como atrair, conquistar e manter clientes visando o crescimento e a consolidação do negócio”, destacou a gerente do Sebrae em Monteiro, Maria Madalena Arruda.
Semana do Cliente é oportunidade para empreendedores se inspirarem
Marcando a Semana do Cliente, o Sebrae conversa, nesta semana, com os empresários Flávio Augusto, Luiza Trajano e Camila Farani através de transmissões ao vivo no Facebook e no Instagram. Eles foram indicados na campanha “Que nome do mundo de negócios te inspira?”, que reuniu sugestões de nomes de destaque no mundo dos negócios. A votação ocorreu entre os dias 8 e 12 de agosto, contou com mais de 1.300 comentários e encerrou com uma lista dos dez empresários com trajetórias mais inspiradoras, na opinião dos seguidores. Entre os mais indicados, os três empreendedores foram os convidados a participar de entrevistas sobre empreendedorismo e suas trajetórias de sucesso.
Confira a programação:
Nesta segunda-feira, 10, às 21h, o bate-papo será com o empresário Flávio Augusto. O fundador da Wise Up e proprietário do Orlando City Soccer Club vai conversar sobre empreendedorismo que transforma, inovação e superação.
Na terça-feira, dia 11, às 17h, é a vez da mulher que comanda a rede de lojas de varejo Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano, falar sobre empreendedorismo e estratégias de relacionamento com clientes.
Para fechar as lives, um dos “tubarões” do Shark Tank Brasil e uma das principais investidoras anjo do país, Camila Farani vai conversar sobre inovação, trajetória de sucesso, startups e investimentos. Será na quarta-feira (12), às 16h.
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