Alimentação no verão

O verão é a estação mais quente do ano, com temperaturas elevadas e ocorrência de chuvas.

A previsão meteorológica para 2017 é de uma estação com mais chuvas e temperaturas mais amenas se comparadas aos anos passados, mas, de qualquer forma, nosso verão é sempre bastante quente e por isso necessitamos de total atenção aos alimentos que ingerimos. 

Ao contrário do inverno, no verão nosso corpo precisa de menor quantidade de energia. Usar alimentos muito calóricos pode sobrecarregar o organismo e dificultar inclusive o seu funcionamento.

A exposição constante e excessiva ao sol é um dos principais responsáveis por acelerar o envelhecimento da pele e causar doenças que nela possam surgir. O uso de protetor solar além de barreiras físicas, tão bem recomendados pelos dermatologistas são fundamentais, mas a fotoproteção interna, ou seja, com alimentos, também é necessária.

A falta de hidratação pode trazer consequências indesejáveis como fadiga, dor de cabeça, tontura, fraqueza entre outros. Sentir sede já pode ser um pequeno sinal de desidratação. Por isso: Não espere a sede chegar.

CUIDADOS ESPECIAIS devem ser tomados em relação a higiene e refrigeração dos alimentos,  evitando assim o risco de infecções e suas conseqüências devido a contaminação de alimentos. 

Portanto, para estes dias quentes de verão:

              Verduras e legumes devem compor boa parte da nossa alimentação, pois são alimentos pouco calóricos e cheios de vitaminas e minerais. Alimentos como couve, brócolis, ervilhas, são fontes de luteína e zeaxantina, que atuam como filtro para os raios ultravioletas.

              Frutas além de refrescantes são campeãs em proteção. Entre outros benefícios elas são ricas em vitamina C e betacaroteno, com potente efeito antioxidante, que atuam no combate aos danos causados pela excessiva formação de radicais livres, vindos da exposição solar. Aqui posso citar os alimentos mais amarelados como mamão, goiaba, manga, melão, laranja, morango, melancia. Ah!! E também vegetais como abóbora, cenoura, couve, brócolis, tomate e outros.  

              Ainda falando de fotoproteção, cito castanhas, amêndoas, nozes, gérmen de trigo, semente de girassol, milho, amendoim que atuam desta forma por serem ricos em selênio e vitamina E.

              Cereais integrais e carnes magras devem completar nossa alimentação com os benefícios vindos das proteínas fundamentais para crescimento e reparação do nosso organismo.

–              Alimentos fontes de ômega 3, como salmão, sardinha e linhaça melhoram a inflamação e consequentemente as manchas da pele por exposição solar.

              Evitando sobrecarregar o organismo, o melhor é investir em 5 a 6 refeições pequenas ao longo do dia, mantendo  o bom fornecimento de energia.

              Beba água ao longo do dia (aproximadamente 35ml por quilo de peso).

              Água de coco, sucos e chás também são bons para hidratar com doses naturais de minerais e ainda vitaminas antioxidantes necessários para a proteção do organismo.

Aproveite o verão com muita saúde!!

FONTE: G1