O uso de cartões para realizar pagamento já se tornou, há tempos, uma realidade para milhares de consumidores brasileiros. Apesar da constatação, a ferramenta não vem sendo adotada pela maioria dos pequenos negócios estabelecidos no país.
Uma pesquisa realizada pelo Sebrae nacional mostrou que 54% dos pequenos empresários brasileiros não aceitam cartão de crédito ou débito como forma de pagamento. Já na Paraíba, o levantamento revela que esse índice é ainda um pouco maior: 57%.
PB segue tendência nacional
Os resultados obtidos na Paraíba, que seguem a tendência dos números gerais da pesquisa, as principais razões citadas para não trabalhar com esta modalidade de pagamento foram a de preferir outras formas de recebimento das vendas (69%), o fato de a empresa estar com baixo volume de vendas (43%) e as altas taxas de descontos e a antecipação de recebíveis (41%).
32% usam maquinetas há dois dois anos
Outro dado importante da pesquisa, realizada pela Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae, indica que a maioria (32%) dos pequenos empreendedores paraibanos que utilizam as máquinas de cartão adotou a modalidade de pagamento há cerca de um ou dois anos. Outros 29% relataram que já possuem os equipamentos há cinco anos ou mais, seguidos por 23% que estão com a nova modalidade de pagamento há menos de seis meses e 17% que praticam vendas com cartão há três ou quatro anos.
Para estes empresários, os maiores benefícios conquistados foram a satisfação do cliente (83%), o aumento da segurança (74%), o crescimento do faturamento (62%) e do volume de vendas (53%).
Procura por descontos
A pesquisa realizada com os micro e pequenos empresários da Paraíba também traz informações sobre o comportamento do consumidor no que diz respeito a procura por descontos. Conforme 70% dos entrevistados, seus clientes sempre pedem desconto para compras com pagamento à vista. Outros 14% disseram que isso acontece às vezes, enquanto 16% relataram que os clientes nunca solicitam o desconto.
Já quando a pergunta foi a concessão do desconto mediante o pedido do cliente, 58% disseram que sempre atendem à solicitação, enquanto 37% afirmaram que o fazem apenas em algumas situações, seguidos por 5% que informaram nunca conceder o benefício.
Portal Correio