O mais novo trem-bala da operadora ferroviária japonesa JR East começa a operação de teste nesta sexta-feira (10), com sua velocidade máxima devendo exceder a do mais rápido em serviço agora em pelo menos 40 Km/h.
Faixas verdes agraciam o corpo metálico azulado do Alfa-X, destacando um nariz de 22 metros no vagão frontal, o mais longo para um shinkansen. A JR East, formalmente conhecida como East Japan Railway, fez um preview da versão completa de 250 metros e 10 vagões para a mídia na quinta-feira (9) em uma instalação na província de Miyagi.
A velocidade máxima de 360Km/h supera a de 320Km/h da série de trem-bala E5 atualmente em uso no Japão e dos trens-bala TGV na França.
O Alfa-X será testado na linha Tohoku entre as cidades de Sendai e Aomori no nordeste do Japão. Os testes serão realizados de noite cerca de duas vezes por semana.
A primeira fase, para medir a viabilidade de uma velocidade de 360Km/h, será realizada até o ano fiscal de 2021. Os experimentos da segunda fase orientados para lançamento de operação comercial terão início no ano seguinte.
O Alfa-X deve entrar em serviço no ano fiscal de 2030 – o mesmo ano em que a linha Hokkaido shinkansen será estendida para Sapporo a partir de seu atual ponto final que é na estação de Shin-Hakodate-Hokuto no extremo sul da província.
Se o trem atingir sua velocidade promovida, a viagem entre Tóquio e Sapporo seria reduzida para cerca da metade, 4 horas e 30 minutos.
Asia Nikkei