A Defesa Civil realiza, desde a manhã desta terça-feira (18), uma vistoria nas casas do bairro São José para verificar as que foram atingidas pelas chuvas intensas que caíram em João Pessoa desde a última quinta-feira. Neste período de trégua ocorrido nesta manhã, as secretarias da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) que integram o programa João Pessoa em Ação visitaram o São José para dar continuidade ao trabalho de assistência e acolhida às famílias. Durante estes dias, a Capital registrou o maior volume de chuvas dos últimos 30 anos.
Além da Defesa Civil, estão envolvidas as secretarias de Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Urbano, Infraestrutura, Saúde, Meio Ambiente, Limpeza Urbana e Mobilidade Urbana. As visitas acontecem em todos os pontos em que foram registradas inundações, alagamentos ou áreas de risco para fazer um levantamento dos efeitos das chuvas. O trabalho envolve a limpeza de galerias, rios, e podas de árvores em áreas de risco.
“Nossas equipes em prontidão desde o início das chuvas e agora estão aproveitando a pequena trégua para avançar com estas ações e o cuidado com as famílias. Começamos com o bairro São José, mas estaremos percorrendo toda a cidade e também dando continuidade às nossas ações planejadas de Infraestrutura para superarmos este período de dificuldades”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Noé Estrela, apenas pela manhã, foi verificado que em torno de 40 casas apresentam riscos. “Estamos conversando com as famílias para orientá-las sobre os riscos. A Defesa Civil vai emitir um relatório identificando o risco para que a família possa se inscrever na Sedes para receber o Auxílio Social da Prefeitura, no valor de R$ 350”, afirmou ele. A estimativa é que 70 casas sejam interditadas.
Em quatro pontos do Bairro São José foram designadas equipes formadas por médico, enfermeiro e técnico de enfermagem para fazer os atendimentos de saúde necessários às famílias, entregar medicamentos, fazer curativos e consultas.
Secom\JP