Everton, Coutinho, Daniel Alves, Filipe Luís… Jogadores da Seleção movimentam mercado

Acabou a Copa América, e os jogadores da seleção brasileira terão agora alguns dias para descansar e comemorar o título antes de retornar aos seus clubes. Mas, além de aproveitar o que resta de férias, alguns ainda precisam decidir onde irão jogar na próxima temporada. Pelo menos cinco campeões continentais (Daniel Alves, Filipe Luís, Philippe Coutinho, Miranda e Everton) podem mudar de casa, além de Neymar, que ficou fora da competição no Brasil por lesão, e Marcelo.

Dos grandes mercados europeus, o primeiro que fecha a janela de transferências é o da Inglaterra, no dia 8 de agosto. Já os clubes de Alemanha, Espanha, França e Itália têm até 2 de setembro para fazer contratações. No Brasil, no entanto, a janela se encerra mais cedo, em 31 de julho.

Confira a situação de cada jogador:

NOVELA
NEYMAR – Tem contrato com o Paris Saint-Germain até junho de 2022. Cumprirá? Neste momento, tudo indica que sequer começará sua terceira temporada no clube francês. Nesta segunda-feira, o atacante não se reapresentou para a pré-temporada, e o PSG emitiu uma nota oficial afirmando que “tomará as medidas apropriadas”. O Real Madrid já pareceu um possível destino, mas o rumor perdeu força depois que o clube anunciou um pacote de reforços (Eden Hazard, Luca Jovic, Ferland Mendy, Rodrygo e Éder Militão), gastando cerca de 260 milhões de euros. Um retorno ao Barcelona virou, então, o novo destino possível de Neymar, ainda que o presidente do clube catalão, Josep Maria Bartomeu, tenha negado a possibilidade na última semana.

SEM CONTRATO
DANIEL ALVES – O lateral de 36 anos, capitão da Seleção e eleito o melhor jogador da Copa América, não renovou contrato com o Paris Saint-Germain e mantém mistério sobre o futuro. Jogador com mais títulos oficiais da história (a Copa América foi o 40º troféu conquistado em 19 anos de carreira), Daniel Alves brincou sobre sua situação em entrevista ao jornal espanhol “Marca” após o título deste domingo: “Agora acabou a Copa América e não tenho nem seleção nem clube para jogar. Estou desempregado! Vamos ver se alguém me dá um emprego, estou aberto a ofertas. Se o Marca quiser me fazer uma oferta…”.

FILIPE LUÍS – Também ficou sem clube após o encerramento do contrato com o Atlético de Madrid, no final da temporada europeia. Ele admitiu que recebeu proposta do Flamengo, e espera-se que após a Copa América anuncie em breve seu próximo clube. Depois da decisão no Maracanã, afirmou que, se voltar ao Brasil, será para atuar no rubro-negro carioca, seu time de infância. O clube da Gávea, porém, tem concorrência internacional pelo lateral-esquerdo de 33 anos. Segundo a imprensa espanhola, o Lyon está de olho no brasileiro para substituir Mendy, contratado pelo Real Madrid. Tampouco está descartada uma chance, ainda que remota, de o jogador renovar com o próprio Atlético de Madrid, que contratou Renan Lodi, ex-Athletico-PR, para a posição.

COM CONTRATO, MAS COBIÇADOS
EVERTON – Único jogador que atua no Brasil entre os titulares da Seleção na Copa América, o atacante do Grêmio entrou definitivamente na mira dos clubes europeus com as boas atuações na campanha do título sul-americano. Um dos destaques da equipe de Tite, Cebolinha já admitiu em entrevistas que uma ida para o futebol europeu pode estar próxima, mas pediu para não ser comunicado de qualquer proposta durante o torneio. Sua multa rescisória está em torno de 80 milhões de euros, porém o Grêmio já sinalizou que tem conversa a partir da metade desse valor. Bayern de Munique é o mais recente gigante europeu apontado pela imprensa como interessado no atacante brasileiro.

PHILIPPE COUTINHO – Em tese, o Barcelona é o seu clube até 30 de junho de 2023, quando termina o seu contrato. Mas o meia da Seleção vem de uma temporada repleta de críticas no clube espanhol, e virou alvo preferido das especulações na imprensa catalã. A mais forte envolve outro brasileiro, Neymar. Uma das possibilidades é que Coutinho siga para o Paris Saint-Germain como forma de viabilizar o retorno de Neymar à Catalunha.

MIRANDA – O zagueiro da Inter de Milão, que fará 35 anos em setembro, tem contrato até 30 de junho de 2020. Ou seja, a partir de janeiro já poderá assinar um pré-contrato com qualquer clube e sair sem custo. Por isso, esta janela é a última oportunidade de o time italiano fazer caixa com uma possível transferência. O jogador também admitiu a possibilidade de sair. Segundo a imprensa italiana, interessados não faltam, entre eles Napoli, Galatasaray e Monaco. No Brasil, São Paulo e Flamengo também entraram na pauta.

INCÓGNITA
MARCELO – Até a temporada passada, era dono absoluto da lateral esquerda do Brasil e do Real Madrid. A queda de rendimento o fez perder espaço nas duas frentes. Titular na Copa das Confederações-2013 e nas últimas duas Copas do Mundo (Brasil-2014 e Rússia-2018), ficou fora dos convocados por Tite para a Copa América. Com a contusão de Filipe Luís, sua sombra nos últimos anos, viu Alex Sandro mostrar segurança com atuações sóbrias no torneio continental. Voltará para as eliminatórias? Como titular absoluto? E no Real Madrid? Tem contrato até junho de 2022, mas o clube acaba de contratar o francês Mendy, ex-Lyon, campeão mundial na Rússia. Será apenas para fazer sombra a Marcelo, ou o Real tem outros planos para o brasileiro?

GE