O Grêmio celebrou na noite desta quinta-feira o seu aniversário de 116 anos, completos no último domingo, em uma casa de festas em Porto Alegre. A comemoração teve a presença de quatro atletas do elenco principal e contou com um discurso emocionado do presidente Romildo Bolzan Júnior, que falou em possibilidade de título da Libertadores e levantou os presentes.
Depois de uma longa lista de agradecimentos, o dirigente gremista disse que falaria com o “coração”. Neste momento, embargou a voz e se emocionou. Precisou parar por alguns instantes até recomeçar. Conduziu suas palavras até chegar à eliminação na semifinal da Copa do Brasil, a qual afirmou ainda estar “engasgada”.
– Está engasgada a nossa desclassificação na Copa do Brasil. Mas será reconfortador passar do Flamengo e ser campeão da América. O Geromel colocou que achava que nós transferíamos a responsabilidade integralmente aos jogadores. Não é isso. Em vocês (jogadores), nós confiamos. Sempre – destacou Romildo.
O volante Maicon e os zagueiros Pedro Geromel, Kannemann e Marcelo Olivera representaram o elenco no evento. Todos muito assediados por torcedores para fotos até se acomodarem em uma mesa.
– Vocês (jogadores) conseguem despertar em nós um sentimento de que sempre isso é possível. Sendo isso, também é possível conquistar a América este ano. Não tomem como obrigação, vocês sabem o que conversamos no vestiário. Nossa única obrigação é redobrar os nosso esforços para atingir o melhor resultado – completou o presidente.
Também estiveram presentes representantes do time de transição, na figura do técnico Thiago Gomes e do capitão Frizzo, do time sub-20, com o treinador César Lopes como representante, e do time feminino, com a técnica Patrícia Gusmão e a capitã Karina.
O terceiro vice-presidente do Inter, Humberto Busnello, entregou uma placa a Bolzan e levou uma mensagem de respeito à rivalidade.
O final do cerimonial ainda teve o hino do Grêmio cantado pelos mais de 700 presentes no local, seguido de um “parabéns a você”. Diversas autoridades gaúchas estiveram presentes, como o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, e o secretário estadual do esporte, o ex-judoca João Derly, representando o governador Eduardo Leite.
O banquete oficial encerra as solenidades comemorativas aos 116 anos do Grêmio, que começaram ainda no domingo passado, com mais de 40 mil pessoas na Arena para acompanhar a vitória por 3 a 0 sobre o Goiás, no Brasileirão.
Houve também homenagens a Geromel e ao ex-atacante Loivo na calçada da fama do clube. Na segunda-feira, o Tricolor lança a pedra fundamental das obras de revitalização do CT Hélio Dourado, usado pela base em Eldorado do Sul.
ge