A partir desta segunda-feira (6), as quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de João Pessoa voltam a atender exclusivamente pacientes com sintomas moderados ou graves de síndrome gripal. A decisão de fechar as UPAs para casos que não envolvam suspeita ou confirmação de Covid-19 leva em consideração o aumento no número de casos de infecção pelo novo coronavírus e, consequentemente, a alta na taxa de ocupação hospitalar.
As UPAs de João Pessoa são estruturadas com 38 leitos, sendo 12 na área vermelha – o que equivale a UTI, e 26 na área amarela, onde também é disponibilizado suporte respiratório aos pacientes. As unidades também têm a Sala Verde, onde são atendidos os pacientes que não ficam internados, mas que precisam de medicação ou oxigênio.
O atendimento de crianças com suspeita de Covid-19 ficará concentrado no Hospital Infantil do Valentina.
Orientações
Segundo o secretário municipal de Saúde, Adalberto Fulgêncio, ao sentir o primeiro sintoma, o paciente deve-se ligar para o Tele Saúde, serviço que atende pelo telefone 3218-9214. “O paciente será consultado e receberá, inclusive, uma receita do médico. Ao sentir sintomas leves, ele deve procurar a Atenção Básica, que é formada pelas Unidades de Saúde da Família. Em 30 unidades são realizados o exame Swab, mas para isso o paciente será avaliado pelo médico e deve está dentro da janela imunológica de 8 dias. As UPAs são para casos moderados a graves, onde de lá, caso precise, o paciente é transferido para o Hospital Municipal Santa Isabel ou o Prontovida”, explica o secretário.
UPAs de João Pessoa
- UPA Oceania
Avenida Governador Flávio Ribeiro Coutinho, nº 70, Manaíra. - UPA Célio Pires de Sá
Rua Estevão Lopes Galvão, s/n, Valentina Figueiredo - UPA Augusto Almeida Filho
Av. Cruz das Armas, nº 1.296, Cruz das Armas. - UPA Dr. Luiz Lindbergh Farias
Rua Antônio Rosa Silva, s/n, Bancários
Outras enfermidades
Em caso de outras doenças, a rede de saúde pública municipal disponibiliza as seguintes unidades:
- Para crianças – Hospital Municipal do Valentina
- Para gestantes – Instituto Cândida Vargas
- Para casos de urgência e emergência – Complexo Hospitalar de Mangabeira (Ortotrauma) e o Hospital Edson Ramalho
- Para casos de traumatologia – Complexo Hospitalar de Mangabeira e o Hospital de Trauma Senador Humberto Lucena
Portal Correio