Após algum tempo de espera, foi liberado neste mês o recurso mais esperado pelos usuários do WhatsApp: a função acelerar o áudio. A nova tecnologia é bem fácil e simples de usar, e traz um certo alívio tanto para quem acaba enviando áudios longos, quanto para quem recebe, que pode encurtar o tempo gasto ouvindo a mensagem.
O recurso, que é nativo e permite acelerar a reprodução da mensagem de voz em até duas vezes, só era liberado para a versão teste do WhatsApp Beta. Agora, já é possível utilizar a ferramenta pelo app e também na versão web do mensageiro. Acompanhe o tutorial abaixo e saiba como utilizar a novidade.
Como acelerar o áudio do WhatsApp?
1. Abra o app e entre em um dos chats de conversa com o áudio que deseja escutar;
2. Aperte o play para reproduzir o áudio – você irá perceber que uma opção escrito “1x” aparecerá ao lado, onde geralmente aparece a foto de quem te enviou a mensagem. Toque em cima do “1x” para acelerar a mensagem para a velocidade “1,5x”;
3. Para acelerar um pouco mais, clique novamente em cima do número, que agora surgirá na velocidade “2x”;
4. Ao clicar novamente, pela terceira vez, você consegue voltar à velocidade de reprodução normal da mensagem, que é “1x”.
Tanto no aplicativo do WhatsApp quanto no WhatsApp Web, o processo é o mesmo. A única diferença é que na versão web os números aparecem acrescidos de um zero: “1,0x” e “2,0x”.
Por ora, a atualização só está disponível para iOS. Usuários Android precisarão ter um pouquinho mais de paciência para usufruir o recurso.
Telegram
O rival do mensageiro verdinho, o Telegram, já possui há algum tempo a opção de ajuste de velocidade do áudio. O recurso era um dos mais pedidos pelos usuários do WhatsApp que, ao perceberem que o concorrente já possuía a ferramenta e, levando em consideração o aumento de mensagens devido ao home office, passaram a migrar para o Telegram.
O mensageiro ganhou espaço e notoriedade nos últimos meses e com isso o WhatsApp enfrenta uma corrida para manter seus recursos atualizados, garantindo a liderança e a preferência dos usuários.