O ano virou e o Carnaval segue sem definição em várias cidades do Brasil. Diferentemente de Salvador e Olinda, João Pessoa realiza apenas a prévia carnavalesca com blocos circulando nas ruas da cidade uma semana antes do início oficial da festa, que vai ocorrer de 25 de fevereiro a 5 de março neste ano.
Procurada pelo ClickPB, a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), órgão da prefeitura responsável por promover eventos culturais na capital paraibana, afirmou que ainda está em fase de planejamento e espera uma aproximação maior da data para estabelecer a dinâmica do primeiro carnaval após a pandemia de covid-19.
As Muriçocas do Miramar – que detém o posto de primeiro bloco de arrasto pré-carnavalesco do Brasil e, também, Patrimônio Cultural e Imaterial da Paraíba – ainda não divulgou qualquer informação sobre a realização. Ao portal, a produtora se limitou a dizer que uma nota será divulgada em breve. Já a produção do Cafuçu definiu que não terá bloco na rua e estuda promover apenas o baile.
Blocos pagos, no entanto, já estão na dianteira do processo. Beneficiados pela possibilidade de organizar festas em espaços fechados e, dessa forma, conseguirem aplicar facilmente protocolos sanitários, eles já iniciaram a divulgação – mesmo que de forma discreta.
É o caso do bloco Vumbora, que tradicionalmente é puxado por Bell Marques, ex-vocalista do Chiclete com Banana. No Instagram, uma postagem do dia 31 de dezembro diz: “Vumbora pra 2022! Para novas oportunidades e novos momentos. Fé em Deus e a certeza de que tudo vai melhorar e a gente vai se encontrar. Axé!”.
Em fase mais avançada, o Baile Vermelho e Branco, do Clube Cabo Branco, já iniciou a venda de ingressos. Em contato com o portal, a administração do evento – que vai ocorrer no dia 12 de fevereiro – afirmou que a entrada só será permitida com apresentação do cartão de vacinação. Além disso, no local haverá distanciamento com mesas.
Paraiba.com.br