Desde 2019, o Flamengo ocupa o patamar mais alto do futebol brasileiro, com títulos empilhados e um elenco recheado de craques. O uruguaio Arrascaeta, de 27 anos, está em seu quarto ano no clube e, desde então, sempre foi um dos melhores jogadores da Gávea.
O início de temporada neste Campeonato Carioca é o melhor do meio-campista desde sua chegada. Em 2022, já foram seis jogos disputados pelo Cariocão e ainda falta um, contra o Bangu. Em todas as partidas, o uruguaio fez quatro gols e deu duas assistências, entrando no Top 10 de maiores artilheiros do Flamengo no século.
Acostumado a contribuir para o time com as assistências, Arrascaeta neste ano inverteu os papéis e está fazendo, cada vez mais, gols. Na nona rodada, contra o Resende, fez o primeiro, aos 41’ do segundo tempo, iniciando o que veio a ser um empate que livrou o Flamengo da segunda derrota. No último domingo (6), marcou um golaço aos 44’, também na segunda etapa, garantindo a vitória sobre o Vasco. Marcou também contra Nova Iguaçu e Botafogo.
Nas dez primeiras posições de artilheiros do Flamengo no século, cinco são de jogadores que ainda atuam pelo clube. Gabigol lidera disparado, seguido de Bruno Henrique, enquanto Pedro está em oitavo e Arrascaeta e Diego ocupam a décima posição, empatados. Com toda temporada à frente e com esses jogadores acostumados a fazer gols, as posições devem mudar em breve.
A oportunidade de mais tentos serem marcados a favor do Mengão é neste final de semana, no sábado (12), às 19h30, contra o Bangu. Pela primeira vez em 2022, a bola vai rolar no Maracanã, após ter passado por uma reforma no gramado.
Top 10 de maiores artilheiros do Flamengo no século
1º Gabigol – 110 gols
2º Bruno Henrique – 77 gols
3º Renato Abreu – 73 gols
4º Obina, Vagner Love e Léo Moura – 47 gols
7º Hernane – 45 gols
8º Pedro e Edílson – 44 gols
10º Arrascaeta, Diego Ribas e Guerrero – 43 gols
R7