O Hospital Alberto Urquiza Wanderley, em João Pessoa, desativou a última UTI específica para Covid-19. Em 11 de março, pela primeira vez desde o início da pandemia, a unidade zerou os pacientes internados com Covid, após dois anos ininterruptos de atendimento a pacientes com a doença.
No pico da pandemia, o Hospital Alberto Urquiza chegou a atender, em um único dia, 235 pacientes suspeitos de contágio pelo coronavírus e a internar 48. Nas áreas de isolamento (apartamentos e UTI), contabilizou até 168 pacientes internados, 82 deles intubados.
Agora, se o hospital receber um caso de Covid, o paciente será tratado com as precauções necessárias já aplicadas a outras doenças respiratórias, como a tuberculose.
“Temos, ainda leitos de isolamento em UTI, caso seja necessário internar algum paciente”, explicou a coordenadora médica das UTIs adulto, cardiologista Yuzeth Brilhante.
A desativação da última UTI Covid ocorreu na última sexta-feira (1º), mas a informação só foi divulgada pelo hospital nesta quarta-feira (6).
Portal Correio