O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (Progressistas), deu início à entrega de 4.600 tablets para estudantes da Rede Municipal de Ensino. A entrega ocorreu em um evento no Espaço Cultural, na Capital, na manhã desta quarta-feira (6).
“O ato faz parte de um amplo programa de modernização do parque tecnológico da educação de João Pessoa e dialoga com o projeto apresentado por Cícero, no Senado Federal, ainda em 2013”, disse a prefeitura.
Conforme divulgado pela prefeitra, têm direito ao equipamento os alunos do 6° ao 9° ano matriculados na rede municipal. Durante todo o dia a entrega será feita aos estudantes de escolas que estão fechadas para receber reformas estruturantes.
São 30 unidades onde o ensino se mantém de forma remota. Os alunos receberão o tablet e um chip de internet com 20 GB e WhatsApp ilimitado. Ao longo das próximas semanas, a entrega será feita aos demais estudantes na própria escola.
A secretária municipal da Educação, América Castro, afirmou que os tablets vão permitir uma melhor interação, além de pesquisas e outras atividades.
“Ele conecta o aluno com a estrutura que está nas escolas. Vamos recuperar o tempo perdido na pandemia, retomar a aprendizagem. Não foi fácil para os pais, que tiveram que acompanhar os filhos em casa, abrir mão do celular para que eles pudessem usar. Isso muda agora”, afirmou. A gestora acrescentou que o uso será acompanhado e que estudantes memores também terão acesso aos equipamentos, mas apenas na própria escola.
Quando ocupou uma das cadeiras paraibanas no Senado Federal, Cícero propôs um Projeto para a garantia de tablets a estudantes da Rede Pública de todo o país.
O PLS 109/13 ainda estabelecia que os referidos equipamentos deverão ter acesso à internet e contar com programas e aplicativos de natureza didática, inclusive aqueles específicos para os alunos com necessidades especiais.
Portal Correio