Diante de um episódio de racismo flagrado por um cinegrafista amador na arquibancada do estádio Almeidão na primeira partida da final do Paraibano 2022, o Botafogo Futebol Clube foi a a público nesta segunda-feira (16) para se pronunciar sobre o caso e prestar esclarecimentos aos torcedores sobre o ocorrido.
Na nota, o Botafogo Futebol Clube afirma que “nunca compactou e jamais irá compactuar com gestos ou falas de cunho preconceituoso, sobretudo racistas. O nosso clube é do povo, o nosso clube é plural. A nossa força vem da nossas diferenças unidas pelo alvinegro da estrela vermelha, não há mais espaço para reprodução de qualquer tipo de preconceito na nossa arquibancada”.
O clube cita ainda que o torcedor identificado no vídeo foi devidamente representado pelo clube, com registro de um Boletim de Ocorrência junto às autoridades policiais, com entrega do vídeo, para que o caso seja investigado pela polícia. “Diante das imagens que não deixam dúvidas, o Botafogo Futebol Clube, administrativamente, abriu um processo para exclusão do torcedor, já identificado, dos quadros de sócios do clube, respeitando o que ordena o nosso estatuto”.
“O Botafogo Futebol Clube reitera que, desde que tomou conhecimento do fato, quando o vídeo foi divulgado nas redes sociais, tem trabalhado para tomar as medidas cabíveis de forma enérgica, porém, dentro do que mandam a lei e o nosso estatuto. Por fim, o clube espera que o episódio vexatório registrado no sábado e as consequências a partir dele sirvam de lição a todos, na nossa e nas demais torcidas. O futebol é de todos e todas, antes e muito mais agora, não há espaço para o racismo“, diz outro trecho da nota.
Paraiba.com.br