Muitos usuários do Instagram desejam ter sua conta verificada e carregar o selo azul de autenticação ao lado do nome no perfil. Esse selo é muito valioso para qualquer líder empresarial e, principalmente, para aquelas pessoas que trabalham como influencers.
Além da marca de verificação colocar os usuários em um grupo de elite, que são menos de 5% das contas do Instagram, também os protege de “catfish”, impostores que fingem ser outras pessoas nas rede social.
Mas afinal, como fazer para ser verificado no Instagram? Quem disser que resolve isso para você em pouco tempo somente com alguns formulários está mentindo. São golpistas que estão tentando roubar suas informações privadas ou pegar o seu dinheiro.
O próprio site do Instagram explica que a verificação é autorizada para aqueles que “representam uma pessoa, marca ou empresa conhecida e muito pesquisada”. Caso não se identifique com nenhuma dessas descrições, não acredite em ninguém que te prometer um caminho fácil para ter o selo azul.
3 golpes comuns de verificação no Instagram
1. Convites para se inscrever
A forma correta é se inscrever no processo de verificação fornecido pelo próprio Instagram, caso represente uma pessoa conhecida ou uma marca também conhecida. Depois disso, o prazo de resposta chegará em até 30 dias. Mas não espere que o aplicativo entre em contato para avisar que sua conta é apta a receber o selo, é necessário fazer a solicitação oficial.
No golpe que aplicam em torno deste processo, conhecido como phishing, os criminosos enviam um e-mail dizendo que a sua conta é elegível a receber o selo de verificação e logo após pedem o endereço de e-mail do perfil e a senha. Também acontece de enviarem formulários para coletar informações, sempre prometendo o selo, e estes ficam hospedados em “instagramforbusiness.info”, ao invés de “instagram.com”.
2. Mensagem dizendo que foi pré-aprovado
O Instagram informa em seu site oficial que informará aos candidatos que eles foram aprovados no processo de verificação, mas isso acontece apenas por uma notificação que aparecerá na guia “Atividade”, dentro do aplicativo. A empresa garante que nunca “entrará em contato para pedir que você confirme sua verificação”.
Sabendo disso, outro golpe de phishing envia uma mensagem por e-mail dizendo que a conta já foi aprovada e só é preciso clicar em um link para receber a marca azul. Endereços de e-mail como “[email protected]” e “business-objectionchannel.com” foram descobertos no início do ano como remetentes que prometiam essa verificação.
3. Promessa de entrega da verificação por uma taxa
A verificação do Instagram não é algo que pode ser comprado, ou seja, qualquer oferta para fornecer verificação em troca de uma taxa, independentemente do valor em dólares ou em reais, é golpe. Isso acontece quando pedem o pagamento de uma taxa e não oferecem mais nenhuma outra informação.
Porém, existem empresas legítimas, como algumas de relações públicas, que podem ajudar seus clientes a receber o selo azul no Instagram ou em outras redes sociais e pedem o pagamento de uma taxa.
Olhar Digital