A Meta, controladora do Facebook e Instagram, anunciou uma série de mudanças em suas políticas de privacidade para adolescentes. A partir de agora, os anunciantes não poderão utilizar tantos dados personalizados dos usuários com menos de 18 anos.
Além disso, estes usuários também vão receber mais opções de quais anúncios desejam ou não visualizar. No próximo mês a Meta também deve remover a opção de direcionar publicidade de acordo com o gênero dos adolescentes.
Outra grande mudança nos anúncios personalizados é que não será mais possível segmentar anúncios personalizados para usuários menores de 18 anos com base em suas atividades no aplicativo, incluindo quem eles seguem no Instagram e quais páginas do Facebook eles gostam.
As novas decisões do Instagram e Facebook são uma maneira da Meta responder aos órgãos reguladores de todo o mundo e, principalmente, mostrar que a empresa está atenta aos adolescentes que utilizam seus aplicativos.
É importante lembrar que nos últimos anos a empresa de Mark Zuckerberg não está enfrentando sua melhor fase em relação ao modo que cuida de seus usuários. Recentemente, por exemplo, a companhia foi multada em US$ 400 milhões pela Comissão de Proteção de Dados da Irlanda pelo modo como o Instagram lidou com as contas de seus usuários de 13 a 17 anos.
Instagram vai tirar aba “shopping” do feed inicial; saiba mais
O Instagram lançará, em fevereiro, nova barra de navegação no feed inicial. A Meta, dona da rede social, removerá a aba shopping da barra principal na parte inferior da tela. O botão de criar voltará ao menu e ficará ao centro, com o Reels indo para o lugar do Shopping.
Os testes começaram em setembro, com a intenção de “simplificar [a] experiência Instagram” para os usuários. Mas o teste foi parte de uma parte maior de mudança no Instagram, segundo o The Information, enquanto a rede social recua no recurso shopping. Ainda assim, a companhia diz que ele ainda estará presente no app mesmo com a saída da tela principal.
Olhar Digital