Reitores de universidades federais se encontraram com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nessa quinta-feira (19), para apresentar demandas da Educação e discutir sobre investimentos na pasta. A reunião aconteceu no Palácio do Planalto, em Brasília, e contou com a participação dos ministros da Educação, Camilo Santana; da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; da Casa Civil, Rui Costa.
O reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Valdiney Gouveia, entregou a Lula um documento com vários pedidos, sendo o principal deles recursos para a conclusão do Centro de Convenções da UFPB. Valdiney Gouveia também sugeriu à ministra Luciana Santos a criação de um centro interdisciplinar sobre mudança climática.
A reitora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Mary Roberta Meira Marinho, defendeu a necessidade de ampliação dos quadros de professores e técnicos, além da recomposição orçamentária da instituição.
Até a publicação desta matéria, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) não havia se manifestado sobre a reunião. O Portal Correio procurou a instituição para saber quais as suas principais demandas, mas ainda não obteve resposta.
Compromissos do governo
Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o país inicia um novo momento na área da Educação. O presidente falou sobre estreitar a relação com as universidades e os institutos federais e destacou que o governo precisa criar oportunidades no Brasil a fim de combater as desigualdades.
“Não existe nenhum país que conseguiu se desenvolver sem que antes tivesse resolvido o problema da formação de seu povo”, argumentou.
Lula anunciou, ainda, que será realizada uma reunião anual com os reitores para ouvir as demandas das instituições de ensino superior.
Portal Correio