O Ministério Público Federal (MPF) convocou, para a próxima terça-feira (28), uma reunião com gestores de todo o estado da Paraíba, além de representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) e da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup).
O objetivo, segundo a instituição, é de debater estratégias e somar esforços para intensificar e estimular a vacinação contra a Covid-19 em todo o estado. A capital João Pessoa e a segunda maior cidade paraibana, Campina Grande, apresentaram baixos índices de procura pela vacina nos últimos dias, mesmo após o restabelecimento do estoque do imunizante.
De acordo com a procuradora regional dos Direitos do Cidadão da Paraíba, Janaína Andrade, a maior preocupação neste momento é com relação à população com mais de 70 anos, cujas doses de reforço com o imunizante bivalente já estão disponíveis em Campina Grande e nos demais municípios do interior desde a última semana.
Já na capital, a vacina bivalente, que estava sendo aplicada apenas no público com mais de 75 anos, começou a ser aplicada nas pessoas com 70 anos ou mais a partir desta sexta-feira (24).
Distribuição de vacinas
De acordo com informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES), até esta quinta-feira (23) foram distribuídas mais de 148 mil doses da vacina bivalente contra a covid-19, para atender a faixa etária a partir de 70 anos e a população indígena maior de 12 anos.
Os dados oficiais acerca da cobertura com o imunizante bivalente no Estado podem ser consultados por meio do Informe Técnico – 110ª Pauta do dia 14 de Fevereiro de 2023 e do Informe Técnico – 111ª Pauta do dia 22 de Fevereiro de 2023.
Portal Correio