Quando entrar em campo nesta quinta-feira (4) para enfrentar o Operário-PR, o Botafogo-PB vai completar 10 edições consecutivas nas disputas da Série C do Campeonato Brasileiro. Em três temporadas, o representante paraibano chegou perto da Série B do Brasileiro e volta a buscar o acesso. Mas nos anos de 2017 e 2020, o time botafoguense escapou do rebaixamento na última rodada.
Focados nas competições, comissão técnica, jogadores, dirigentes e torcedores estão vivendo momentos de ansiedade para o primeiro jogo na competição nacional. Com uma campanha negativa no primeiro semestre, quando ficou pelo caminho na Copa Nordeste, Copa do Brasil e Campeonato Paraibano, a palavra de ordem é esquecer os fracassos fazendo campanha positiva na Série C.
Apostando na reabilitação, os dirigentes do Botafogo-PB modificaram completamente o elenco que disputou as três primeiras competições deste ano, dispensando vários jogadores, contratando outros, mudando quase toda a comissão técnica. O alvinegro coloca toda a confiança no trabalho do técnico Felipe Surian.
Nas três partidas amistosas que o time fez, na fase de preparação, no comando de Surian, foram registrados dois empates e uma vitória. O Botafogo-PB empatou com o Campinense (1×1), em Campina Grande. Depois empatou com o Santa Cruz-PE (2×2), em Recife. Finalmente venceu o Campinense por 2 a 0, em João Pessoa.
O treinador do Botafogo-PB, Felipe Surian, deve contar com: Edilson, Gustavo Silva, Mota, Wallace; Erick, Lucas Mendes, Jefinho, Ricardo Luz; Carlos Alexandre, Daciel, Gabriel Yanno, Lucas Santos, Pedro Carrerete, Wesley Matos; Tenório, Zé Mário; Djavan, Natan Costa, Netinho, Pedro Kaique, Vitinho, Wesley Dias, Willian Kaefer; Marco Antônio, Renatinho, Rogerinho (meias) e Atacantes: Bismarck, Bruno Paraíba, Ceará, Kalani, Leilson, Lucas Reis, Mateus Anderson, Miullen, Moskito, Tiago Reis, Wendson. A última contratação do Botafogo-PB foi o atacante Jailton que estava no ABC de Natal-RN.
Campanhas do Botafogo-PB na Série C
A primeira disputa do Botafogo-PB na Série C aconteceu na temporada de 2014. Na campanha geral, o time alvinegro ficou na 12ª posição, com 25 pontos, em 18 jogos, seis vitórias, sete empates e cinco derrotas. No ano seguinte, coincidentemente, o Botafogo-PB repetiu a mesma posição. Em 2016, foram 20 partidas, 29 pontos, sete vitórias, oito empates, cinco derrotas e a sétima colocação.
Mas em 2017, o Botafogo-PB fez uma campanha sofrível, ficando na 15ª colocação, depois de 18 partidas. O time soma 21 pontos, venceu seis, empatou três e perdeu nove. No ano seguinte, o time paraibano teve uma posição melhor, ficando no 8º lugar. Nos 20 jogos, soma 29 pontos, com sete vitórias, oito empates e cinco derrotas.
Na temporada de 2019, o Botafogo-PB obteve a 11ª posição, com 25 pontos, em 18 partidas, com seis vitórias, sete empates e cinco derrotas. O time paraibano voltou a decepcionar em 2020, ficando na 15ª posição com 20 pontos, em 18 jogos, com quatro vitórias, oito empates e seis derrotas.
Mas em 2021, o Botafogo-PB ficou na 6ª posição com 35 pontos, em 24 partidas, com oito vitórias, 11 empates e cinco derrotas. No ano passado, no entanto, o time alvinegro da Maravilha do Contorno ficou na 9ª posição, em 19 partidas, com sete vitórias, oito empates e quatro derrotas.
Portal Correio