Google lança beta do Android 15 ao público (com uma ressalva)

O Google lançou a primeira versão beta pública do Android 15 nesta semana. As versões betas do Android geralmente servem para desenvolvedores testarem seus aplicativos, mas esta em particular está disponível qualquer um usar. Agora, a má notícia aos interessados: o Google só a liberou para celulares Pixel.

Para quem pressa:

  • O Google lançou a primeira versão beta do Android 15, que por enquanto está disponível somente para usuários de dispositivos Pixel. Esta versão beta permite que qualquer pessoa, não apenas desenvolvedores, teste o novo sistema operacional;
  • O Android 15 promete melhorar a privacidade, segurança e acessibilidade, e oferecer uma experiência de usuário mais fluida. Mudanças incluem, por exemplo, aplicativos que ocupam a tela inteira por padrão;
  • Este sistema operacional também adiciona suporte para arquivamento de aplicativos, permitindo que todas as lojas de apps ofereçam essa funcionalidade para liberar espaço de armazenamento;
  • O Android 15 também vai aprimorar a experiência de pagamento por NFC, tornando-a mais fluida. Além disso, houve melhorias no suporte ao Braille pelo TalkBack, facilitando a conexão de displays Braille via USB ou Bluetooth.
Android segurança

No post do blog dos desenvolvedores do Android, o vice-presidente de engenharia do Google, Dave Burke, descreve as principais características e mudanças no Android 15.

Android 15: principais novidades

Como de costume, o novo sistema operacional promete aos usuários do Android maior privacidade e segurança, maior acessibilidade e uma experiência mais fluida em aplicativos. Confira abaixo os destaques do Android 15 (beta).

Aplicativos em tela cheia por padrão

Por padrão, os aplicativos projetados para o Android 15 serão exibidos em formato de ponta a ponta (leia-se: tela cheia, de uma ponta a outra do aparelho).

Até então, os desenvolvedores precisavam usar código especial para fazer com que seus aplicativos preenchessem toda a largura e comprimento da tela. Com essa mudança, é provável que mais aplicativos aproveitem todo o espaço de tela disponível.

Arquivamento de aplicativos

Os usuários do Android já podem liberar espaço de armazenamento arquivando aplicativos instalados da Play Store, a loja de aplicativos do Google. O arquivamento remove o aplicativo, seu arquivo APK e arquivos em cache, mas deixa intactos quaisquer dados do usuário.

Além disso, o Android 15 adiciona suporte ao nível do sistema operacional para o arquivamento de aplicativos. Na prática, significa que todas as lojas de aplicativos poderão oferecer essa funcionalidade.

Perfil gerenciado pelo aplicativo

O perfil permite que um desenvolvedor identifique vazamentos de memória e problemas semelhantes que podem fazer com que um aplicativo engasgue, congele ou até mesmo trave.

A novidade é que o Android 15 introduzirá código projetado para coletar uma variedade de dados de perfil úteis diretamente de dentro de um aplicativo.

O novo código deve ajudar os desenvolvedores a identificar mais facilmente problemas específicos que afetam o comportamento de um aplicativo.

NFC mais fluido

Pessoa pagando algo com celular via NFC

O processo de pagamento por toque baseado em NFC usado para pagamentos sem contato com o Google Wallet vai melhorar. Burke disse que essa experiência será mais fluida e confiável no Android 15. Por exemplo, os aplicativos poderão registrar um toque de impressão digital em dispositivos compatíveis para determinar melhor se uma transação deve prosseguir.

Criptografia de ponta a ponta melhor

O Android 15 introduzirá uma ferramenta para ajudar desenvolvedores, aplicativos e usuários a gerenciar mais facilmente a criptografia de ponta a ponta.

Trabalhando com o aplicativo Contatos, a nova ferramenta de gerenciamento fornecerá aos usuários um local central onde podem controlar e verificar as chaves públicas usadas por seus contatos.

Atividade em segundo plano mais segura

android

O Android 15 adicionará mais recursos projetados para evitar que aplicativos maliciosos em execução em segundo plano tragam outros aplicativos para o primeiro plano ou elevem seus privilégios.

Braille melhor

O Google fornece um leitor de tela chamado TalkBack em todos os dispositivos Android. No Android 15, o TalkBack agora suportará uma variedade maior de displays Braille que usam padrões específicos tanto por conexões USB quanto Bluetooth.

Olhar Digital