A segunda rodada da Série C do Brasileiro de 2024 proporcionará um encontro que já não acontece há 13 anos. Botafogo-PB e Caxias voltam a se encontrar na noite deste domingo (28), no estádio Almeidão, às 19h.
O último confronto entre paraibanos e gaúchos foi em 2011. Há época, as equipes mediram forças em duas partidas válidas pela 2ª fase da Copa do Brasil. O Belo vivia a empolgação de, pela primeira vez, ter passado de fase na disputa nacional. Isso porque, no primeiro desafio do torneio, o Alvinegro da Estrela Vermelha eliminou o Vitória, com um triunfo por 3 a 1, no Almeidão, e um empate sem gols, no Barradão, em Salvador.
O feito histórico, então, colocou Botafogo-PB e Caxias-RS frente a frente na fase seguinte. No duelo de ida, em João Pessoa, em o Belo foi derrotado por 1 a 0, com gol de Marcelo Ramos, aos 18 do primeiro tempo. Porém, por conta do regulamento da época, o time grená, por ser melhor ranqueado na CBF, precisava vencer por dois gols para eliminar o jogo de volta, o que não aconteceu, e o time paraibano ganhou uma sobrevida no torneio.
Confronto virou caso jurídico
Antes do duelo de volta, um imbróglio jurídico entrou em cena. O Botafogo foi punido pelo Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) em R$ 1 mil e, posteriormente, excluído da Copa do Brasil pela escalação irregular do atacante Edmundo. Com isso, o segundo jogo, que estava marcado para 6 de abril, chegou a ser cancelado, e o Caxias foi decretado vencedor do confronto.
À época, Edmundo precisava cumprir quatro jogos de suspensão recebidos após a partida contra o Vasco, realizada no dia 10 de novembro de 2009, quando atuava com a camisa do Campinense pela Série B. De acordo com a defesa do Belo, o clube não tinha a informação da situação irregular do jogador.
Três dias depois da decisão, em 1º de abril, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) voltou atrás e concedeu um efeito suspensivo ao clube paraibano, confirmando, assim, o jogo da volta da segunda fase da Copa do Brasil. Alegando “boa fé” dos infratores, o auditor Caio César Rocha deferiu o efeito suspensivo em favor do Alvinegro da Estrela Vermelha.
Com a situação resolvida, os paraibanos deixaram João Pessoa e embarcaram para o Rio Grande do Sul em busca da vaga nas oitavas de final. Mas toda briga nos tribunais não alterou o resultado de campo. O Caxias, que podia até empatar, venceu novamente o Botafogo-PB, dessa vez por 3 a 1, e avançou de fase na competição. Os gols do jogo foram marcados por Edson Rocha, Lima e Gerley para os gaúchos e o volante Charles Vágner foi o autor do tento alvinegro.
Portal Correio