Você sente vez por outra que tem tosse seca, falta de ar e dores na garganta? Bem, talvez esses sintomas possam indicar uma bronquite aguda. Em geral, trata-se de uma inflamação da árvore traqueobrônquica que ocorre após uma infecção das vias respiratórias superiores, na ausência de doenças pulmonares crônicas.
“Habitualmente a bronquite, quando aguda, traz sintomas nas vias aéreas superiores como corrimento nasal, dor de garganta seguido por tosse seca com aspecto inicialmente mucoso e depois amarelado ou esverdeado”, elenca a médica pneumologista e Profa. Dra. Maria Alenita, coordenadora do curso de Medicina do Unipê.
Por outro lado, a bronquite crônica faz parte de um grupo de doenças conhecida como Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). No Brasil, mais de 6 milhões de pessoas vivem com a DPOC. E as causas de cada são divergentes.
A doença aguda geralmente é causada por vírus. De modo habitual, ocorre durante resfriados ou gripes, podendo haver uma tosse com duração de duas a três semanas. Quanto a bronquite crônica, o fator de risco mais comum para o seu desenvolvimento é a exposição ao tabagismo. Outros fatores são, por exemplo, exposição em ambientes de trabalho com poeira e fumaça.
“A bronquite crônica, por sua vez, é causada pela inflamação da membrana que reveste internamente a árvore brônquica. A inflamação induz o aumento na produção de muco e a consequente redução no fluxo do ar dos brônquios para os pulmões. Caracterizamos como bronquite crônica quando ocorre tosse produtiva – ou seja, com expectoração – durante a maioria dos dias do mês, por três meses ao ano, ao longo de pelo menos dois anos consecutivos”, apresenta a especialista.
Diagnóstico e tratamentos
O diagnóstico da bronquite aguda é clínico, ou seja, em consultório com avaliação médica. Já a bronquite crônica, além dos sintomas, é preciso realizar a espirometria ou prova de função pulmonar, que mede a quantidade de ar que entra e sai dos pulmões, para avaliar a presença de obstrução das vias aéreas.
“Na bronquite aguda o tratamento é sintomático através de descongestionantes, corticoides tópicos e sedativos para tosse. Em relação a bronquite crônica, é indicado broncodilatadores e, em alguns casos, corticoide inalatórios. Ainda, é indicado a vacinação anti-influenza (anual), Vacinas pneumocócicas 13 – conjugada e polissacarídica (23-valente). Mas, o principal é a prevenção através da cessação do tabagismo e evitar a exposição em ambientes inadequados”, reforça Maria Alenita.
Vestibular de Medicina
O curso de Medicina do Unipê é referência em todo Nordeste, devido à qualidade do ensino e da estrutura que oferece aos seus alunos. E para quem quer seguir a profissão, o Centro Universitário de João Pessoa abriu as inscrições para o Vestibular de Medicina. Para participar, basta se inscrever no site do Unipê até o dia 22 de maio, às 20h, mediante o pagamento da taxa de R$ 350,00. A prova ocorrerá no dia 26 do mesmo mês.
A prova tradicional acontece em 26 de maio, das 10h às 14h, no campus da instituição, localizado na BR 230, s/n, Km22, Água Fria, João Pessoa (PB). O gabarito ficará disponível a partir das 10h do dia 27 de maio, que poderá ser acessado por meio do site do Unipê. Os aprovados poderão realizar a matrícula entre 29 e 31 de maio, de forma on-line pelo site, já a segunda chamada, acontece entre 3 e 5 de junho, desde que haja vagas remanescentes.
Prova Tradicional Medicina Unipê 2024
Inscrições: unipe.edu.br/processo-seletivo/medicina-vestibular, até 22/05/2024 (investimento: R$ 350,00)
Data e local da Prova: 26 de maio, das 10h às 14h, no campus da instituição, localizado na BR 230, s/n, Km22, Água Fria, João Pessoa (PB)
Portal Correio