O YouTube lançou o Playables, recurso que permite jogar (de graça) direto na plataforma de vídeos tanto em computadores quanto em iPhones e celulares Android. Ao todo, mais de 75 jogos estão disponíveis.
Os novos joguinhos no YouTube
- O YouTube lançou o recurso Playables, permitindo que usuários joguem gratuitamente diretamente na plataforma de vídeos em computadores, iPhones e celulares Android. Atualmente, estão disponíveis mais de 75 jogos;
- O catálogo de jogos inclui desde xadrez e palavras cruzadas até títulos populares como Angry Birds Showdown e Trivia Crack. Os jogos permitem salvar o progresso e acompanhar as pontuações mais altas;
- O YouTube começou a oferecer jogos por meio dos Playables para assinantes do YouTube Premium em 2023, com uma seleção menor e disponibilidade limitada até março de 2024. A adição de jogos casuais tornou-se uma estratégia comum entre empresas de tecnologia e mídia para atrair e manter usuários engajados;
- O LinkedIn, por exemplo, lançou jogos de raciocínio, e New York Times, Hearst e Netflix adicionaram jogos aos seus serviços. O Google tentou um serviço de jogos na nuvem, o Stadia, em 2019, mas o projeto foi encerrado após pouco mais de três anos.
Os joguinhos do YouTube vão desde xadrez a palavras cruzadas. O catálogo também oferece títulos mais conhecidos, como Angry Birds Showdown e Trivia Crack – nesses, dá para salvar o progresso e acompanhar as pontuações mais altas.
O novo recurso vai aparecer na categoria “Explorar” na barra lateral da página inicial do YouTube, conforme divulgado no blog do YouTube. A empresa informou que disponibiliza o novo recurso de forma gradual.
Além do YouTube, empresas usam joguinhos para atrair usuários
O YouTube começou sua incursão nos jogos em 2023, quando ofereceu os Playables para assinantes do YouTube Premium. Essa fase inicial tinha bem menos jogos e esteve disponível por um tempo relativamente limitado, encerrando-se em março de 2024.
Oferecer joguinhos casuais tornou-se uma das artimanhas mais populares entre empresas de tecnologia e veículos de comunicação para atrair ou manter usuários e assinantes.
O LinkedIn, por exemplo, lançou recentemente três jogos de raciocínio. O New York Times, Hearst e até mesmo a Netflix adicionaram jogos como parte de seus serviços.
Até mesmo o Google, empresa-mãe do YouTube, tentou a sorte nos jogos em 2019 com o serviço de assinatura de jogos na nuvem Google Stadia. Mas não deu pé. Após pouco mais de três anos, o Google encerrou o Stadia.
Olhar Digital