Ao que tudo indica, o ChatGPT não será o único assistente de inteligência artificial (IA) que vai turbinar os próximos dispositivos da Apple. Informações da Bloomberg já cravam que a empresa que fabrica o iPhone deve fechar acordo para ter também o Google Gemini como apoio nas tecnologias de seus aparelhos.
O Gemini faz parte dos rumores de que estaria no iOS 18 desde a mesma época que se especulava o CHatgGPT. A Anthropic também se envolveu nesses rumores e um acordo nos próximos meses também não estaria descartado.
A Meta, porém, foi rapidamente rejeitada porque seu chatbot, o Llama, simplesmente não é bom o suficiente, segundo a Bloomberg.
Apple Intelligence virá apenas como beta por enquanto
- Além da integração do chatbot, há o Apple Intelligence, que só deverá surgir, inicialmente, em versão beta no outono estadunidense;
- A Apple, supostamente, quer fazer da IA uma via para lucros diretos, não apenas como conjunto de recursos destinados a movimentar produtos de hardware;
- Como parte disso, a empresa poderia, eventualmente, lançar recursos do Apple Intelligence somente por assinatura;
- A empresa ainda receberia pelo menos algum dinheiro da IA por meio das compras das inscrições para as assinaturas de chatbot de seus parceiros de IA.
Serviços de IA de terceiros podem servir como bom paliativo para a Apple não deixar seus consumidores “carentes” de uma IA em iPhones ou iPads, enquanto ela lança, sem pressa, seu próprio sistema de IA generativa.