Aqueles vídeos curtos (alguns engraçados, outros revoltantes) que aparecem para você no Instagram e no TikTok, por exemplo, parecem te entreter. Mas só parecem. Na verdade, eles te deixam entediado. É o que aponta uma pesquisa publicada pela Associação Americana de Psicologia.
O estudo descobriu que assistir a trechos curtos de vídeos ou pular rapidamente de um para outro (dia mais normal no Instagram e no TikTok) deixava as pessoas analisadas entediadas. A pesquisa foi publicada no Journal of Experimental Psychology.
Aqui vale destacar um detalhe: os participantes do estudo ficaram mais entediados após a rodada de vídeos do que estavam antes dela. Ou seja, o que as pessoas geralmente fazem para fugir do tédio – pegar o celular para rolar feeds de redes sociais – as deixa mais entediadas ainda.
Assistir vídeos longos (ou até o final, pelo menos) pode espantar tédio no celular
“Se as pessoas querem uma experiência mais agradável ao assistir vídeos, elas podem tentar manter o foco no conteúdo e minimizar a troca digital [pular de um vídeo para outro rapidamente]”, diz a autora principal do estudo, Katy Tam, pós-doutoranda na Universidade de Toronto.
Assim como pagar por uma experiência mais imersiva num cinema, mais prazer vem de mergulhar em vídeos online em vez de deslizar por eles.
Katy Tam, autora principal do estudo
A pesquisa
O estudo incluiu sete experimentos, feitos com mais de 1,2 mil participantes – entre eles, estadunidenses e estudantes da Universidade de Toronto.
Em dois experimentos iniciais, eles iam de um vídeo para outro quando estavam entediados, na expectativa de que se sentiriam menos entediados ao pular de vídeos em vez de assisti-los por inteiro. Resultado: se sentiram mais entediados.
Vídeos longos vs. vídeos curtos
Em um experimento, os participantes assistiram a um vídeo de dez minutos no YouTube sem ter a opção de pular ou acelerar. Em outro, eles podiam alternar livremente entre sete vídeos de cinco minutos em dez minutos.
Os participantes relataram sentir menos tédio quando assistiram ao vídeo único e acharam a experiência mais satisfatória, envolvente e significativa do que quando alternaram entre vídeos diferentes.
“A troca digital pode fazer com que o conteúdo dos vídeos online pareça sem sentido porque as pessoas não têm tempo para se envolver ou entender o conteúdo”, explica Katy.
Olhar Digital