O notebook foi desenvolvido para que os usuários pudessem levar um computador para qualquer lugar consigo. Entretanto, quando você trabalha por muitas horas em um mesmo lugar, é provável que precise recarregar a bateria do laptop várias vezes ao dia; então, nasce o hábito de deixar a máquina conectada à tomada o dia todo.
Mas tem problema deixar o notebook carregando por muitas horas, mesmo que a carga já esteja completa? Infelizmente, a resposta não é assim tão simples; contudo, reunimos algumas informações que podem sanar essa dúvida. Confira a seguir.
É perigoso deixar o notebook conectado o dia todo à tomada?
Se esta pergunta fosse realizada há alguns anos, é muito provável que a resposta seria “sim”. No entanto, os notebooks de hoje são muito modernos e carregam em sua fonte de alimentação um sistema embutido de tensão: o dispositivo detecta quando a bateria está cheia e interrompe a carga elétrica. Em outras palavras, mesmo que a tomada continue conectada à energia, a máquina impede o carregamento se a bateria está cheia.
A estrutura de hardware responsável por esse funcionamento raramente falha, então, considerando a segurança física do computador e do usuário, não é perigoso deixar o aparelho carregando o dia todo.
Mas há uma pequena exceção: a fonte de alimentação, o cabo, a tomada e a fiação elétrica da sua casa devem estar impecáveis. Do contrário, qualquer problema em suas estruturas pode contribuir para um curto-circuito que, em seguida, pode, sim, ocasionar um incêndio.
É indicado deixar o notebook carregando o dia todo?
De forma geral, não. Isso porque deixar a bateria de um equipamento com uma carga alta ou baixo por muito tempo é sempre prejudicial, e contribui para danificar o hardware. Assim, deixar o carregador na tomada o dia todo contribui para a bateria ficar muito carregada por tempo demais, o que irá danificá-la.
Além disso, também é preciso considerar a temperatura: submeter a bateria a temperaturas muito altas ou muito baixas também pode danificá-la. No caso do carregador conectado o dia inteiro, isso esquenta o hardware, e manter esse calor por muito tempo diminuirá (e muito) a autonomia geral da bateria.
Por fim, é importante citar que toda bateria tem um limite de ciclo de cargas: ou seja, quando esse limite for atingido, ela para de funcionar. Depois que a bateria do seu notebook carrega, um ciclo se completa; mas, se você deixar o plug conectado à energia (mesmo após a carga já estar completa), os ciclos continuarão a correr, o que aproxima a bateria do seu limite, envelhecendo-a prematuramente.
Se a carga estivesse baixa, não seria um problema, pois o ciclo em questão seria utilizado para fazer uma recarga; mas uma vez que a bateria está completa e você deixa o plug conectado à energia, os ciclos seguintes são gastos sem qualquer utilização.
Portanto, embora deixar o notebook carregando o dia todo não traga um perigo para você ou ao laptop, esse hábito envelhece a bateria prematuramente.
Olhar Digital