A boa campanha do Sport na Série B do Brasileiro, onde ocupa a segunda colocação após 32 rodadas, passa muito pela solidez defensiva imposta pela presença do zagueiro e capitão Rafael Thyere. Com o paraibano em campo, o Leão da Ilha do Retiro já acumula 11 jogos de invencibilidade na Segundona.
Vestindo as cores do clube pernambucano desde 2019, o defensor, a cada temporada, parece cair mais nas graças do torcedor. Entre estadual, Nordestão, Copa do Brasil e Série B, o Sport já disputou 59 jogos no ano. Com Thyere campo em 33, todos como titular, o Leão obteve 71,7% dos pontos e foi vazado 29 vezes – média inferior a um gol por partida.
A última vez em que o zagueiro atuou e o time da Ilha do Retiro deixou o campo derrotado foi no dia 31 de maio. Na ocasião, ainda sob o comando de Mariano Soso, os pernambucanos foram derrotados pelo Goiás por 3 a 0, no estádio da Serrinha.
Números na Segundona
O Sport entrou na temporada 2024 com um objetivo claro: retornar à elite do futebol do nacional. Com isso, o Rubro-Negro tem se apegado na experiência, liderança e bom futebol do capitão para manter o objetivo vivo e cada vez mais próximo.
Com Thyere em campo nesta Série B, o Sport tem apenas três derrotas. Todos os três revés, inclusive, foram todos no período antes da lesão do paraibano. Afastado dos gramados por três meses, o Leão da Ilha sofreu sua ausência e perdeu quatro jogos, venceu outro quatro e empatou cinco, obtendo um aproveitando de 43,5%. Os maus resultados culminou da demissão do técnico Mariano Soso e, na sequência, de Guto Ferreira.
Após a volta da lesão, as coisas começaram a melhorar para o lado rubro-negro do Recife. São dez jogos com Thyere sendo sete vitórias e três empates. Um aproveitamento de 80%.
No último domingo (20), o zagueiro retornou de suspensão e comandou o time, mais uma vez, para conquistar mais três pontos e colar no Santos, líder da competição. O Leão venceu o Botafogo-SP por 3 a 1, no Recife, e chegou aos 56 pontos. Sem Thyere, no último confronto, o time pernambucano foi derrotado dentro de casa pelo Operário, por 2 a 1.
Além de se destacar defensivamente, Thyere também costuma ajudar o Sport no ataque. Conhecido com um bom cabeceador, o zagueiro já balançou as redes em três oportunidades nesta temporada.
Arena Correio