A CAA e o YouTube firmaram parceria inédita com o objetivo de combater falsificações geradas por inteligência artificial (IA) e proteger a imagem digital de talentos, como atores e atletas, na plataforma de vídeos.
A colaboração permitirá que esses profissionais, muitos dos quais já foram impactados por inovações recentes de IA, usem nova tecnologia desenvolvida pelo YouTube para identificar e gerenciar conteúdo gerado por IA com rostos.
Essa ferramenta permitirá que os talentos solicitem a remoção de réplicas não autorizadas. O teste dessa tecnologia começará em 2025, com a participação de celebridades, incluindo atores premiados e atletas de alto nível de NBA e NFL, embora os nomes específicos ainda não tenham sido divulgados.
Empresas, como YouTube, buscam garantir transparência
- Bryan Lourd, CEO da CAA, ressaltou a importância da ética e dos direitos de propriedade intelectual, destacando que a parceria capacita os talentos a manterem o controle sobre suas identidades digitais;
- A CAA já havia lançado o CAAvault, ferramenta para escanear e armazenar as semelhanças digitais de seus clientes, garantindo controle e consentimento sobre o uso dessas imagens;
- O YouTube também desenvolveu tecnologias para detectar conteúdo gerado por IA, incluindo vozes sintéticas, e dará aos criadores a opção de controlar como suas obras são usadas por empresas de IA.
Neal Mohan, CEO do YouTube, destacou a importância de parcerias responsáveis com o objetivo de empoderar artistas, permitindo que explorem novas possibilidades criativas enquanto mantêm o controle sobre sua semelhança digital.
A parceria é vista como passo importante para criar futuro mais seguro para os criadores no cenário da IA.