YouTube firma parceria para proteger talentos contra falsificações de IA

A CAA e o YouTube firmaram parceria inédita com o objetivo de combater falsificações geradas por inteligência artificial (IA) e proteger a imagem digital de talentos, como atores e atletas, na plataforma de vídeos.

A colaboração permitirá que esses profissionais, muitos dos quais já foram impactados por inovações recentes de IA, usem nova tecnologia desenvolvida pelo YouTube para identificar e gerenciar conteúdo gerado por IA com rostos.

Essa ferramenta permitirá que os talentos solicitem a remoção de réplicas não autorizadas. O teste dessa tecnologia começará em 2025, com a participação de celebridades, incluindo atores premiados e atletas de alto nível de NBA e NFL, embora os nomes específicos ainda não tenham sido divulgados.

Personalidades, como atores e atletas, terão novo meio de identificar réplicas suas não autorizadas no YouTube (Imagem: Charles McClintock Wilson/Shutterstock)

Empresas, como YouTube, buscam garantir transparência

  • Bryan Lourd, CEO da CAA, ressaltou a importância da ética e dos direitos de propriedade intelectual, destacando que a parceria capacita os talentos a manterem o controle sobre suas identidades digitais;
  • A CAA já havia lançado o CAAvault, ferramenta para escanear e armazenar as semelhanças digitais de seus clientes, garantindo controle e consentimento sobre o uso dessas imagens;
  • O YouTube também desenvolveu tecnologias para detectar conteúdo gerado por IA, incluindo vozes sintéticas, e dará aos criadores a opção de controlar como suas obras são usadas por empresas de IA.

Neal Mohan, CEO do YouTube, destacou a importância de parcerias responsáveis com o objetivo de empoderar artistas, permitindo que explorem novas possibilidades criativas enquanto mantêm o controle sobre sua semelhança digital.

A parceria é vista como passo importante para criar futuro mais seguro para os criadores no cenário da IA.

Logo do YouTube em um smartphone
Remoção de réplicas de rostos geradas por IA que não foram autorizadas vai ficar mais fácil no YouTube (Imagem: JRdes/Shutterstock)
Olhar Digital