Uber agora permite bloqueio de passageiros por motoristas; veja como funciona

A Uber implementou uma nova funcionalidade que permite aos motoristas bloquear passageiros considerados problemáticos na plataforma. A ferramenta, lançada nesta quarta-feira (19), visa reforçar as avaliações mútuas e promover um ambiente de respeito entre motoristas e usuários.

“Para melhorar a experiência dos parceiros e tornar o sistema de avaliação mais eficaz, a Uber lança recurso que permite o bloqueio de futuras conexões com usuários”, informou a empresa em nota.

Como funciona o bloqueio de passageiros do Uber

iniciativa foi lançada antes do período de Carnaval para incentivar o comportamento respeitoso entre motoristas e passageiros durante o período festivo, em que a demanda de corridas aumentam — e consequentemente os possíveis problemas entre motoristas e clientes.

Essa atualização permite que os condutores evitem futuras viagens com passageiros que já tiveram comportamentos inadequados. O bloqueio funciona da seguinte forma:

  • Avaliação com uma estrela gera bloqueio automático Um aviso informará que o condutor não receberá novas corridas do passageiro.
  • Entre duas ou três estrelas, o bloqueio é opcional pelo motorista. Ele verá um botão que pode ativar ou impedir corridas.
  • Quatro ou cinco estrelas, por sua vez, não permite opção de bloqueio, uma vez que indica uma experiência positiva com o passageiro.
Novidade promete proporcionando oferecer mais controle e segurança durante o trabalho dos motoristas. (Imagem: Divulgação/Uber)

“Essa novidade busca oferecer mais controle aos motoristas sobre suas viagens e reforçar a importância do bom comportamento dos usuários para manter uma boa avaliação no app”, complementa a Uber.

Marcelo Brasileiro, gerente de operações de segurança da Uber, ressaltou que o sistema de avaliações é uma via de mão dupla e que a empresa está constantemente trabalhando para melhorar a experiência de todos os usuários.

“O sistema de avaliações funciona para os dois lados. Estamos sempre enviando comunicações sobre como os usuários podem melhorar suas avaliações, e isso se torna ainda mais crítico no Carnaval”, destacou.

Para o usuário acessar suas avaliações recebidas, basta seguir este caminho no app: Conta > Configurações > Privacidade > Ver Resumo > Avaliações.

Olhar Digital