Paraibana será eternizada no Hall da Fama do COB em noite de gala no Rio

A trajetória de superação e de conquistas da judoca paraibana Edinanci Silva será celebrada em grande estilo nesta terça-feira (13), às 19h, durante mais uma edição do Hall da Fama do Comitê Olímpico do Brasil (COB). O evento, que acontecerá no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, tem como objetivo homenagear ícones do esporte nacional que marcaram a história olímpica do país.

Natural de Sousa, no sertão da Paraíba, Edinanci Silva se destacou como uma das maiores atletas da história do judô brasileiro. Foi a primeira mulher do país a disputar quatro edições dos Jogos Olímpicos – de Atlanta 1996 a Pequim 2008 –, encerrando sua participação olímpica com um expressivo quinto lugar na China. Ao longo da carreira, acumulou duas medalhas de bronze nos Campeonatos Mundiais de Judô (Paris 1997 e Osaka 2003) e conquistou o topo do pódio nos Jogos Pan-americanos de Santo Domingo 2003 e Rio 2007.

Além de Edinanci, também serão homenageados neste ano a ginasta Daiane dos Santos, o tenista Gustavo Kuerten e o atirador Afrânio Costa, pioneiro do esporte olímpico brasileiro. A escolha dos novos integrantes do Hall da Fama foi aprovada em 2024 por uma Comissão Avaliadora do COB.

Desde então, 35 personalidades já foram eternizadas, entre elas Torben Grael (vela), Sandra Pires e Jackie Silva (vôlei de praia) e Vanderlei Cordeiro de Lima (atletismo), primeiros nomes a integrarem o seleto grupo.

Durante a cerimônia, os homenageados deixarão suas marcas de pés ou mãos em moldes que passarão a fazer parte da galeria do Centro de Treinamento do COB. No caso de Afrânio Costa, que faleceu em 1979 e foi medalhista olímpico nos Jogos de Antuérpia 1920, a honraria será entregue a um familiar.

Arena Correio