A Comunidade Filhos da Misericórdia – Fundação São Padre Pio de Pietrelcina, com sede na Paraíba, está entre os sete primeiros agraciados com a Comenda Santa Dulce dos Pobres, criada pelo Senado Federal para reconhecer pessoas e instituições que prestam relevantes serviços sociais na área da saúde. A escolha dos homenageados foi anunciada nessa quarta-feira (9), e a cerimônia oficial de entrega ocorrerá no dia 12 de agosto, às 10h, no Plenário do Senado.
Ligada à Igreja Católica, a comunidade paraibana foi destacada por seu trabalho de acolhimento, evangelização e assistência a pessoas em situação de vulnerabilidade.
Além da instituição paraibana, também serão homenageados:
- Santa Dulce dos Pobres, que dá nome à comenda;
- Henrique Duarte Prata, diretor do Hospital de Amor (antigo Hospital de Câncer de Barretos);
- Frei Hans Stapel, fundador da Fazenda da Esperança;
- Fundação Altino Ventura (PE);
- Associação Peter Pan (CE);
- Obra Social Dona Meca (RJ).
A escolha dos agraciados foi feita por um colegiado presidido pelo senador Eduardo Girão (Novo–CE). Esta é a primeira vez que a comenda é concedida desde sua criação.
Sobre a patrona da comenda
A patrona da honraria, Santa Dulce dos Pobres, nasceu em Salvador (BA) em 1914 e foi canonizada em 2019, tornando-se a primeira mulher brasileira a receber esse reconhecimento da Igreja Católica. Conhecida por seu trabalho com os mais pobres e doentes, Irmã Dulce fundou uma das maiores obras sociais do país.
Portal Correio