Projeto de corredores exclusivos para ônibus avança em João Pessoa; entenda

A licitação do projeto de Bus Rapid Service (BRS), modelo de transporte público baseado em corredores exclusivos para ônibus, deve ser lançada até o fim de 2025 em João Pessoa. A informação foi confirmada durante uma reunião entre representantes da Prefeitura da capital e do Governo da Paraíba, realizada nessa segunda-feira (14), na sede da Secretaria de Estado da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos (SEIRH).

O projeto prevê a construção de quatro corredores viários e cinco terminais de integração em diferentes regiões da cidade. O investimento total será de R$ 400 milhões, sendo R$ 240 milhões financiados pelo Governo do Estado e R$ 160 milhões pela Prefeitura de João Pessoa, com recursos viabilizados pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), responsável pelo financiamento.

De acordo com as equipes técnicas envolvidas, a documentação exigida pela AFD (como licenças ambientais, matriz de risco, termos de referência e cronogramas) será enviada até o fim de agosto. A partir da análise e liberação do chamado termo de não objeção, será possível dar início ao processo licitatório.

Embora o projeto completo contemple todos os terminais e corredores previstos, a licitação será dividida em etapas. Inicialmente, serão contemplados os terminais de Cruz das Armas e da Avenida Pedro II, que estão com os estudos mais adiantados.

Já os corredores viários previstos são os das avenidas Cruz das Armas, Pedro II, Epitácio Pessoa e Dois de Fevereiro. Os terminais de integração devem ser construídos nos bairros de Cruz das Armas, Cristo, Varadouro, Pedro II/Mangabeira e Bessa. Também está previsto um Terminal Metropolitano no bairro do Varadouro.

Portal Correio