Em 2026, o Serra Branca terá mais uma oportunidade de representar a Paraíba a nível nacional. Com a Série D do Campeonato Brasileiro já garantida, nesta quarta-feira (1º), o Carcará foi confirmado nas disputas da Copa do Brasil, ao lado de Sousa e Botafogo-PB. O Arena Correio explica os detalhes desta conquista do time caririzeiro.
A conquista da vaga tem reflexo direto em dois pontos: o bom desempenho do Serra Branca no Campeonato Paraibano 2025 e as mudanças que foram anunciadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para a Copa do Brasil do próximo ano.
O Carcará do Cariri terminou o Paraibano em 3º lugar, o que lhe deu uma das vagas da Paraíba na Série D do Campeonato Brasileiro de 2026, ao lado do Sousa, que foi o campeão. Como o Botafogo-PB (que foi vice) está na Série C, a vaga ficou para o terceiro colocado.
Na Copa do Brasil, até então, apenas Sousa e Botafogo-PB representariam a Paraíba, levando em consideração o antigo formato da competição. Mas, na quarta-feira (1º), a CBF anunciou mudanças e uma delas beneficiou diretamente o Serra Branca.
Dentre os critérios utilizados para organização dos clubes na Copa do Brasil, o Critério 3 fala em “102 vagas para os clubes classificados nas competições estaduais de 2025 […] considerando o Ranking Nacional de Federações de 2026”.
Na projeção do ranking para o próximo ano, a Federação Paraibana de Futebol (FPF-PB) estará na 16ª posição, o que dá direito ao estado ter três vagas na Copa do Brasil. Até então, eram apenas duas, o que garantiria apenas Sousa e Botafogo-PB (atuais campeão e vice do Paraibano), respectivamente.
O CEO do Serra Branca, Rafael Farias, admitiu que o clube já aguardava com expectativa essa mudança e disse que a conquista é fruto do trabalho desenvolvido pela Serra Branca ao lado da temporada de 2025.
“Era uma expectativa grande que tínhamos, em relação a essas mudanças do calendário através da CBF. Quero parabenizar a CBF, em nome do presidente Samir [Xaud], que usou um critério muito justo. O Serra Branca agora recalcula a rota para se reforçar ainda mais para uma competição a nível nacional, que tem uma relevância muito grande no calendário e que possibilita trazer recursos para o clube”, disse.
Arena Correio