O Inep divulgou nesta quarta-feira (19) o gabarito oficial do segundo dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, o exame registrou aproximadamente 30% de abstenção nos dois dias.
O documento seria divulgado nesta quinta-feira (20), mas o Ministério da Educação resolveu antecipar a liberação do documento após três questões da prova serem anuladas após o “vazamento” de três perguntas semelhantes as usadas no exame.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), havia similaridade entre as três perguntas e itens utilizados na pré-prova — fase em que estudantes selecionados respondem a questões que podem vir a compor o exame final.
De acordo com o instituto, a anulação foi motivada por uma similaridade muito forte entre as três perguntas e itens utilizados na pré-prova — fase em que estudantes selecionados respondem a questões que podem vir a compor o exame final.
“A Polícia Federal foi acionada para apurar a conduta e autoria na divulgação das questões e garantir a responsabilização dos envolvidos por eventual quebra de confidencialidade ou ato de má-fé pela divulgação de questões sigilosas de forma indevida”, afirmou o instituto.
Portal Correio









