Se você quer emagrecer, mas rejeita a ideia de passar por grandes restrições alimentares e suar desesperadamente a camisa na academia, saiba que pode perder peso se incorporar na sua vida 2 medidas bastante simples: comer mais carboidratos de baixo índice glicêmico e praticar caminhada.
Comer carboidratos de baixo índice glicêmico emagrece
Os carboidratos de baixo índice glicêmico são menos calóricos e têm mais fibras que os refinados, considerados vilões da dieta. Além de limparem o organismo e promoverem saciedade, dão energia, ou seja, são ideais para quem pratica de atividades físicas.
As 2 coisas mais simples que você pode fazer para emagrecer (e não te farão sofrer)
O índice glicêmico é o potencial que cada alimento tem em levar glicemia para as células. Alimentos com estruturas químicas mais complexas demoram mais para serem digeridos e são absorvidos lentamente. Portanto, fornecem energia lenta e continuamente, favorecendo o emagrecimento.
Além de fornecerem glicose aos poucos para as células, o que evita armazenamento em forma de gordura, os carboidratos de baixo índice glicêmico ainda contribuem para a sensação de saciedade, já que seu tempo de digestão é prolongado, afastando o apetite exagerado. Alguns bons exemplos de carboidratos de baixo índice glicêmico são:
As 2 coisas mais simples que você pode fazer para emagrecer (e não te farão sofrer)© Vladislav Noseek/Shutterstock As 2 coisas mais simples que você pode fazer para emagrecer (e não te farão sofrer)
Aveia
Farinha integral
Espinafre
Brócolis
Ameixa
Feijão
Lentilha
Soja
Tomate
Alface
Amendoim
Batata doce
O consumo de carboidratos de baixo índice glicêmico não é considerado adequado somente para quem quer emagrecer, mas sim para todas as pessoas que buscam uma alimentação mais saudável. Afinal, eles ainda ajudam a diminuir os riscos de desenvolver diabetes e infartos, reduzir acúmulo de gordura localizada e equilibrar o sistema gastrointestinal.
Caminhada emagrece e protege o coração
As 2 coisas mais simples que você pode fazer para emagrecer (e não te farão sofrer)
Melhora da capacidade respiratória, redução nos riscos de problemas cardiovasculares, ativação do metabolismo e combate à retenção de líquidos são apenas alguns benefícios promovidos por uma caminhada vigorosa.
Muitas vezes desprezada e trocada por atividades intensas, a caminhada pode sim contribuir para a perda de peso se for realizada da forma correta e com regularidade. Nas 24 horas seguintes ao exercício é possível continuar emagrecendo devido ao gasto energético e à aceleração do metabolismo.
Para conseguir perder peso com caminha é fundamental reservar um tempo todos os dias para o exercício, mas, se não for possível, caminhar de três a quatro vezes por semana já é considerada uma boa periodicidade. Quem deseja emagrecer caminhando precisa investir pelo menos 30 minutos na atividade.
As 2 coisas mais simples que você pode fazer para emagrecer (e não te farão sofrer)
Além disso, é preciso prestar atenção à velocidade da caminhada. Andar em um ritmo mais veloz, que te faça suar, é essencial para o emagrecimento. Andar lentamente promove benefícios à saúde, mas não traz grandes resultados para a balança.
Portanto, invista em caminhadas vigorosas, como movimentação dos braços conforme a pisada, a contração do abdômen, o estufamento do peito com corpo ereto e a manutenção das pontas dos pés sempre ligeiramente elevadas.