A reitora eleita e recentemente empossada da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Terezinha Domiciano, em entrevista ao Correio Debate, da Rádio 98 Correio, falou sobre os desafios que enfrenta na gestão da instituição, destacando a falta de recursos para concluir as 34 obras paradas e as demais despesas da instituição.
Temos a obra em frente à Reitoria que, só para finalizá-la, será necessário mais de R$ 140 milhões, disse.
A reitora, aponta o tamanho da dificuldade da gestão, visto que o orçamento previsto pela Proposta de Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2025 não cobre nem mesmo as despesas rotineiras, como pagamentos de água, luz, serviços terceirizados e bolsas estudantis.
Hospital Universitário
A reitora ressaltou que o Hospital Universitário (HU), um dos principais projetos da UFPB, está recebendo atenção especial. Desde a campanha, a gestão tem dialogado com lideranças internas do HU para identificar soluções para os problemas mais urgentes.
Terezinha anunciou ainda que o HU terá um novo superintendente mais integrado à universidade, com o objetivo de recuperar o papel do hospital como um laboratório escola para os universitários.
Estamos colocando um novo superintendente com esse perfil, mais ligado à universidade, para que, através dos diversos cargos de direção, possamos implementar uma gestão diferenciada, anunciou.
Auxílio moradia e permanência estudantil
Uma das preocupações centrais da nova gestão é a assistência estudantil. Reconhecendo que o valor do auxílio-moradia ainda não é o ideal para manter as necessidades dos estudantes que dependem do benefício, tendo em vista o aumento do custo de vida.
Diálogo com a comunidade estudantil
Terezinha Domiciano afirma que durante sua gestão as portas sempre estarão abertas para as demandas dos estudantes de forma democrática.
Será um diálogo muito próspero, e nossos estudantes serão o ponto central da nossa administração, afirmou.
Portal Correio