Abril Indígena: Documentário sobre indígenas em contexto urbanizado é lançado em João Pessoa

O documentário Aliança Multiétnica, sobre indígenas em contexto urbanizado da Paraíba, será lançado nesta terça-feira (22), no Campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa. Com cenas gravadas em diferentes cidades do estado, a produção evidencia a força da raiz indígena paraibana e a importância de suas retomadas ancestrais.

O lançamento acontecerá às 19h, no dia 22 de abril, no estacionamento do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA-UFPB), aberto à toda a comunidade.

O filme é fruto de uma caminhada coletiva, marcada pela escuta, pelo afeto e pela força dos povos indígenas em seus territórios que também são contextos urbanizados, onde a “cidade ” invadiu a floresta e aqueles povos que aqui já habitavam”. “Aliança Multiétnica” é mais do que um documentário — é um chamado à reflexão, ao respeito e à união entre diferentes etnias, memórias e saberes.

Ariana Atanázio, que divide a direção do documentário com Yarubedze Kariri Otxukayana Tupinambá, destaca a importância do filme para o Abril Indígena, mês em que se celebra a luta e história dos povos indígenas do Brasil.

“Este filme contribui de maneira significativa para o Abril Indígena por ser um registro sensível e necessário da memória e da luta contínua dos povos indígenas por existência, visibilidade e reconhecimento. Ele propõe um caminho de retorno às raízes, de reconexão com a ancestralidade e de construção coletiva de novas narrativas sobre quem somos”.

O documentário registra a chegada e organização da Aliança Multiétnica, um coletivo de indígenas no território da Parahyba. A produção é resultado desse encontro de pessoas oriundas de diferentes territórios e etnias, unidas pelo desejo de existir com dignidade em um espaço urbano.

Portal Correio