Afinal, Elon Musk pode ou não usar o ‘X’ como logotipo do Twitter?

A polêmica da vez no Twitter é o novo logotipo. O tradicional passarinho azul foi aposentado e trocado por uma letra ‘X’, o que além de críticas por parte dos usuários levanta outro questionamento: uma letra pode virar marca da plataforma?

O primeiro problema é que Sawyer Merritt, o designer que cedeu a marca ao empresário no último domingo (23), disse que se inspirou em “uma fonte que encontrou online” muito parecida com um caractere registrado pela Monotype.

Quem é a Monotype

  • A Monotype é uma grande empresa de fontes que criou a Times New Roman e Arial, por exemplo.
  • Um “X” registrado pela companhia é de fato muito parecido com o novo logotipo do Twitter.
  • Procurada pelo Ars Technica, o porta-voz da Monotype, Phil Garnham, esclareceu que “embora seja semelhante, este não é o símbolo X maiúsculo” da Monotype.
X registrado pela Monotype parece novo logotipo do Twitter. Imagem: Reprodução/The Verge
  • O X minúsculo, que também aparece abaixo na captura de tela acima, ainda é mais parecido com a nova identidade visual da rede social.
  • Caso seja confirmado o uso da fonte, a empresa terá que pagar uma licença para usá-lo.

Outro caractere parecido também aparece no banco de dados Unicode. Só que neste caso, Musk não enfrentará nenhum obstáculo legal, já que os símbolos Unicode são “lançados sob uma licença gratuita e de código aberto”, disse Katherine Clark, porta-voz do Unicode Consortium, ao The Verge. Isso inclui até o uso em marca registrada ou logotipo de empresa.

Confusão com outras marcas

  • Mesmo que não viole nenhuma licença, ter um logotipo representado por uma letra do alfabeto pode gerar confusão com outras centenas de marcas comerciais também associadas a ela.
  • Se o Twitter virar de fato X, isso também não impedirá que outras empresas usem a letra. Afinal, quanto menos distinta é uma marca, mais difícil é impedir que outros a utilizem.
  • Tanto é que a Meta e a Microsoft já possuem suas próprias marcas registradas em logotipos parecidos com um X.
  • No caso da Microsoft, ela registrou uma marca “X” para sua linha de produtos Xbox em 2003.
  • Já a Meta tem uma marca ‘X’ registrada por adquirir o agora extinto aplicativo de streaming Mixer da Microsoft em 2020.

Essa distinção é importante. Como o logotipo X do Twitter não será usado para jogos — pelo menos não até o momento —, Meta e Microsoft não devem ter problemas. Isso porque as empresas podem ter marcas semelhantes, desde que não se cruzem ou confundam os consumidores atuando em segmentos parecidos.

No fim, apesar de Musk dizer que o design atual do X é apenas um substituto temporário, a reformulação parece que veio para ficar e, pelo menos até aqui, não há muitos obstáculos legais no caminho.

Vale lembrar que a letra X também aparece em vários negócios do empresário, incluindo a SpaceX, a xAI (nova empresa de IA), X Corp . e agora o Twitter.

Via: The Verge

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