A OpenAI anunciou, na quinta-feira (12), recursos de vídeo em tempo real para o aplicativo do ChatGPT. Agora, o modo de voz avançado do chatbot tem “visão“. Na prática, significa que os usuários podem apontar seus celulares para algo e fazer perguntas. Aí, a inteligência artificial (IA) responde quase em tempo real.
Além disso, o ChatGPT agora entende o que está na tela compartilhada de um dispositivo ou serviço. Em essência, a novidade é que o chatbot da OpenAI agora “vê” o que o celular do usuário e o usuário em si “vêem”.
No entanto, existem ressalvas:
- A mudança chega para assinantes do ChatGPT Plus, Team e Pro;
- Assinantes do ChatGPT Enterprise, Edu e usuários da União Europeia, Suíça, Islândia, Noruega e Liechtenstein ainda não terão acesso.
‘Visão’ do ChatGPT interpreta configurações, problemas matemáticos, objetos ‘vistos’ pela câmera
A “visão” do modo de voz avançado consegue interpretar menus de configurações de dispositivos, resolver problemas de matemática e descrever objetos para os quais a câmera do celular estiver apontada, anunciou a OpenAI durante live (você pode assistir clicando aqui).
Para ativar o novo recurso, os usuários devem tocar no ícone de voz ao lado da barra de chat e no ícone de vídeo no canto inferior esquerdo. Para compartilhar tela, é preciso acessar o menu por meio do ícone de três pontos.
Vale mencionar: o recurso foi adiado várias vezes. A OpenAI prometeu originalmente o Modo de Voz Avançado completo em abril de 2024, mas lançou sua “visão” apenas no final do ano. Além disso, outras big techs têm desenvolvido funcionalidades semelhantes. O Google, por exemplo, começou testes do Project Astra, que inclui análise de vídeo em tempo real.
Tecnologia da OpenAI vai integrar drones militares
Numa frente bem diferente, a Anduril anunciou uma parceria com a OpenAI para usar a tecnologia ChatGPT em drones militares. Isso preocupa quem teme os riscos da IA, especialmente no contexto de armamentos autônomos.
Embora a IA tenha potencial para trazer avanços significativos, há receios de que seu uso em armamentos, como drones de combate, represente um risco para a sociedade.
Olhar Digital