O Procon de João Pessoa emitiu série de recomendações para proteger os consumidores durante a Black Friday, a fim de evitar fraudes. Na sexta-feira (24) é a data marcada para o evento, e o Procon destaca que as falsas promoções são os golpes mais frequentes, especialmente no comércio online, abrangendo tanto lojas físicas quanto online.
Durante a Black Friday, é comum que os consumidores reclamem de mudanças nos preços, principalmente quando as lojas aumentam os valores dos produtos antes de oferecerem descontos. De acordo com o Procon, essa prática é considerada publicidade enganosa, e os estabelecimentos podem ser penalizados se houver comprovação.
Denúncias
Rougger Guerra, diretor do Procon de João Pessoa, enfatiza a importância de os consumidores acionarem o Procon-JP pelo Whatsapp (98665-0179) ou pelo telefone (3213-4702) caso percebam algo suspeito nas promoções. Ele ressalta a necessidade de vigilância para evitar abusos durante a Black Friday.
Fique atento às recomendações do Procon:
- Optar por sites de boa reputação no mercado;
- Desconfiar de ofertas muito abaixo dos preços padrão do mercado;
- Verificar se o endereço eletrônico na barra é o mesmo informado no site;
- Verificar a presença de sistemas de segurança, como o cadeado ativo no canto direito da tela, especialmente ao fornecer dados pessoais;
- Suspeitar de métodos de pagamento incomuns, como depósitos em contas de pessoas físicas;
- Checar a existência legal da empresa (CNPJ, endereço e telefone de contato);
- Evitar compras por meio das redes sociais, priorizando sites de compras confiáveis.
Portal Correio