Previous
Next
Previous
Next

Alexa, da Amazon, permite que você controle Lamborghini apenas com a voz

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp

A Amazon está dando um grande passo ao implementar tecnologia nos carros com a integração da inteligência artificial Alexa ao Huracán EVO, da Lamborghini. A parceria permite não apenas fazer perguntas ou tomar conta remotamente da sua casa, mas sim a possibilidade da assistente controlar os recursos do veículo usando apenas a voz.

A ideia foi anunciada originalmente no ano passado, durante a Consumer Electronics Show (CES) 2020, como parte das investidas da Amazon no setor automotivo. Porém, a integração da Alexa à Lamborghini vai além dos “truques” e comandos básicos.

Com a Alexa, os donos de um Huracán EVO podem controlar “as configurações de clima e conforto, incluindo ar condicionado, aquecedor, velocidade da ventilação, temperatura, aquecedores de assento, descongelador (para quem dirige na neve) e direção do fluxo de ar, bem como a iluminação”, de acordo com a Lamborghini.

A assistente da Amazon também pode abrir uma tela mostrando a vetorização de torque do carro, controle de tração e outras configurações do veículo. E claro, a Alexa também pode interagir com informações de navegação básica e entretenimento, como tocar música, podcasts e etc.

Ainda segundo a Lamborghini, por mais que o Huracán EVO tenha alguns controles físicos no volante e na porta do lado do motorista, além da tela multimídia na parte central, dar à Alexa mais controle sobre o carro em si significa menos tempo “caçando e procurando menus”.

Simplesmente dizer: “Alexa, estou com calor” é aparentemente o suficiente para fazer o ar-condicionado funcionar, deixar os bancos mais quentes e, consequentemente, ter mais segurança, comodidade e tempo com os olhos na estrada.

Calma. A Alexa ainda não tem a capacidade de dirigir seu carro, mas dê um tempo…

Os novos Huracán EVOs devem ter o recurso desde o início, mas a Lamborghini explica que todos os clientes que já possuem o modelo podem receber o suporte para a Alexa de forma gratuita.

A Amazon e a Lamborghini não são as únicas que estão fazendo parcerias entre montadoras de automóveis e empresas de tecnologia. O Polestar 2 da Volvo foi lançado em 2020 com sistema Android integrado e possibilidade de usar o Google Assistente para controle semelhante à Alexa com o Huracán EVO.

E também tem o Fiat 500 Hey Google, que da mesma forma possibilita ao motorista solicitar informações importantes sobre o veículo com apenas um “Hey Google”.

Fonte: The Verge