O processo de devolução de um produto é muito importante, especialmente quando a compra foi realizada online e corre o risco de sofrer avarias durante o processo de entrega, ou mesmo se o produto entregue for diferente daquele solicitado. Desta forma, empresas como o AliExpress disponibilizam a possibilidade de o comprador devolver o produto de forma gratuita. Veja a seguir.
Processo de devolução do produto
Tempo necessário: 2 minutos.
Vale lembrar que o item a ser devolvido precisar em ótimo estado de conservação, com embalagens e etiquetas intactas. O prazo para devolução é de até 15 passado o dia da entrega.
- Abra o site ou aplicativo
Assim que o software for aberto, você deve clicar no seu perfil para ter acesso a área de pedidos;
- Encontre o pedido
Navegue pela seção de pedidos e encontre aquele que você recebeu e deseja devolver. Em seguida, clique na opção “Detalhes do pedido”;
- Solicite a devolução
Procure e selecione o botão “Devolução grátis”. Nisso, informações específicas devem aparecer para realizar a devolução, como solicitar que você se dirija a uma transportadora, por exemplo, com o pacote e etiqueta em mãos;
- Aguarde a confirmação
O site ou aplicativo do AliExpress vai atualizar, dentro desta mesma área da “Devolução grátis” e te informar quando o local especificado receber o seu produto.
E quando não há a opção de “Devolução grátis”?
Neste caso, é necessário que o consumidor abra uma Disputa. Isso porque nem todos os fornecedores disponibilizam a devolução gratuita, logo, se for constatado algum tipo de problema com o produto e você quiser devolvê-lo, o passo a passo é outro. A Disputa também pode ser necessária caso você tenha solicitado a devolução do item, e o vendedor tenha negado.
Dentro de 30 dias, passado o dia da entrega, eis o que você pode fazer:
- Acesse a sua conta AliExpress, seja pelo site ou aplicativo, clique no ícone do seu perfil para acessar sua conta e acesse a aba “Meus pedidos”;
- Navegue até encontrar o item comprado, então, acesse-o e clique em “Detalhes do pedido” e, em seguida, pressione o botão “Abrir disputa”;
- Você terá direito a escolher o que fazer: em “Devolver produto” você concorda em realizar a devolução e adquirir o reembolso total da compra, já em “Apenas reembolso” você concorda que não recebeu o produto e deseja reembolso total;
- Por fim, um questionário deve aparecer para que você esclareça os motivos do porquê abriu uma Disputa.
Caso você tenha recebido o produto, ele não é o que você esperava, mas também não quer devolver, é possível clicar em “Apenas reembolso” e solicitar um reembolso parcial.
Quem pode solicitar a devolução?
Qualquer cliente que esteja insatisfeito com o produto, seja devido a danos existentes no item ou porque o produto entregue não condiz com as informações descritas na página de venda do mesmo.
Quem paga pela devolução?
Caso a devolução gratuita já esteja habilitada, o próprio vendedor deve se responsabilizar pelo preço de envio da devolução. No caso de ser necessário abrir uma Disputa e ser constatado um problema com o produto, o vendedor também deve arcar com os custos.
Com informações: AliExpress. / Olhar Digital