Aprenda a recuperar um pen drive e cartão de memória corrompidos

Pen drives e cartões de memória são ferramentas essenciais para armazenar e transportar dados, sendo muito úteis, seja nos PCs, notebooks ou smartphones. No entanto, é comum que esses dispositivos apresentem problemas de corrupção, impedindo o acesso aos arquivos. Este guia passo a passo vai te ajudar a recuperar um dispositivo corrompido e prevenir problemas futuros.

Um dispositivo de armazenamento corrompido pode resultar na perda de arquivos importantes e na necessidade de formatar o dispositivo. Antes de considerar o dispositivo inutilizável, há várias técnicas que você pode tentar para recuperá-lo. Aqui, abordaremos as etapas mais eficazes para restaurar um pen drive e cartão de memória corrompidos, e responderemos às principais dúvidas sobre o assunto.

Os pen drives e cartões de memória são muito úteis para o transporte de dados, também para intercalar os mesmos em diferentes dispositivos (Imagens: Freepik e Pixabay)

Como recuperar pen drive e cartão de memória corrompidos: passo a passo

Tempo necessário: 4 minutos

  1. Conecte o dispositivo ao computador

    Insira o dispositivo em uma porta USB ou leitor de cartões do computador, se o dispositivo não for reconhecido, experimente outra porta ou outro computador.

  2. Execute o comando de verificação de erros (Windows)

    Abra o Explorador de Arquivos e localize o dispositivo. Clique com o botão direito no ícone do dispositivo e selecione Propriedades, em seguida clique em Ferramentas.

  3. Verifique os erros

    Em seguida clique no botão “Verificar” para rodar a verificação de erros, em seguida siga as instruções para a correção de erros.

  4. Ferramenta CHKDSK (Windows)

    Outra ferramenta útil na verificação de erros de memória é o comando “CHKDSK”. Pressione as teclas Win + R, digite “cmd” e pressione o Enter para abrir o Prompt de Comando. Em seguida, digite o comando “chkdsk X:” (substitua o X pela letra atribuída ao dispositivo que você quer reparar). Pressione Enter para rodar o comando e aguarde o fim do processo.

  5. Outra alternativa é usar programas de recuperação

    Caso os passos anteriores não tenham funcionado, utilize ferramentas como Recuva, EaseUS Data Recovery Wizard, ou Disk Drill (para quem usa iOS) para tentar recuperar os dados.

  6. Se nada der certo, formate o dispositivo

    Lembro que formatar significa apagar todos os dados contidos no dispositivo. Só faça isso se estiver de acordo com esse procedimento. Clique com o botão direito sobre o nome do dispositivo no Explorador de Arquivos. Selecione “Formatar”. Escolha o sistema de arquivos (FAT32 ou exFAT, conforme o seu uso) e clique em “Iniciar”.

  7. Formatar pelo Prompt de Comando

    Uma última alternativa é acessar novamente o Prompt de Comando, como citado no passo 4. Em seguida você digita “DISKPART” (para acessar as partições dos discos existentes), em seguida, dê o comando “list disk” e aperte o Enter.
    Com os discos listados, atenção para selecionar o disco correspondente ao dispositivo que você irá formatar (ATENÇÃO PARA NÃO CONFUNDIR COM O HD). Por exemplo, digamos que o seu pen drive seja o disco “1”. Digite o comando “select disk 1” em seguida com o disco selecionado, dê o comando “clean”.

  8. Pronto! O disco estará limpo

    Em alguns casos o dispositivo já estará recuperado. Ou você terá que criar uma partição nova e formatá-lo, como no passo 6, para então ele estar pronto para uso novamente.

Perguntas frequentes

Por que o pen drive fica corrompido?

A corrupção de dispositivos pode ocorrer por diversos motivos:
– Remoção inadequada: desconectar o dispositivo sem o usar com segurança;
– Ataques de malware: conexão com computadores infectados;
– Falhas elétricas: interrupção de energia durante a transferência de arquivos;
– Desgaste físico: uso prolongado pode causar danos ao hardware.

Como evitar que o pen drive fique corrompido?

– Remova com segurança: use sempre a opção “Ejetar” ou “Remover hardware com segurança”;
– Evite conectar a dispositivos desconhecidos: diminua o risco de infecções por malware;
– Armazene corretamente: proteja contra umidade, poeira e impactos;
– Realize backups regulares: mantenha cópias dos arquivos importantes em outro local.

Seguindo essas dicas, você pode aumentar a vida útil do seu dispositivo e reduzir as chances de problemas futuros. Caso encontre dificuldades na recuperação, considere procurar ajuda de um profissional especializado.

Olhar Digital