Artesãs em João Pessoa encontram no mosaico de cerâmica fonte de renda fixa

No dia 19 de março, última terça-feira, foi comemorado o Dia Nacional do Artesão, data que celebra a vida do profissional que por meio do trabalho manual, utiliza a criatividade para modelar, esculpir, tecer e produzir peças.

De acordo com dados do Sicab (Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro), há cerca de 3.300 artesãos na Paraíba, dos quais 2.400 são mulheres e 660 homens. “Além de ser uma fonte de renda concreta, é uma realização pessoal, porque quando a gente trabalha com aquilo que a gente gosta, tudo é mais leve”, afirmou Cristiane Maranhão, que há nove anos trabalha como artesã produzindo mosaicos de cerâmica.

Tudo começou quando Cristiane e Tereza Cristina eram proprietárias de um hortifrúti, mas ao buscarem uma qualidade de vida melhor, resolveram mudar de profissão. O interesse pelo mosaico surgiu após Tereza buscar na Internet, e encontrar vídeos sobre o artesanato.

Bancos, mesas, utensílios domésticos e artigos de decoração, podem ser produzidos por meio do mosaico (Foto: Reprodução/ Instagram/ @mosaicoemcores)

Pastilhas de vidro, azulejos, cerâmicas e muita criatividade são elementos que as artesãs utilizam para dar cor e vida à peças que passaram por diversas feiras e salões de artesanato. “O mosaico é um desafio, é o desafio do desenvolver, é o desafio do criar e também é o desafio de surpreender o cliente”, afirma Tereza Cristina.

Portal Correio