A Galeria Augusto dos Anjos, no Centro da Capital, está recebendo uma nova pintura com imagens projetadas pelo Coletivo CrewOlinas. Com apoio da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), o grupo se dedica a dar uma nova vida à obra do poeta Augusto dos Anjos no ambiente urbano da cidade.
“A grafitagem é uma das artes urbanas que temos muito interesse em desenvolver. Então, estamos realmente empenhados em pegar nossos equipamentos culturais e dar essa roupagem, esse desenho contemporâneo do grafite que agrega um valor muito importante”, destacou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.
A artista Kalyne Lima explicou que a nova arte para o painel público da galeria foi delineada por ela e pelas artistas Patrícia Oliveira e Elizabeth Carneiro. A execução também contou com a assistência do artista Amadeus Silva. Teve ainda a colaboração de Morgana Lima e Laiza Soares, estudantes da escola técnica de artes.
Ela detalhou que o trabalho traz a imagem em formato de caricatura de Augusto dos Anjos, na rampa de entrada da galeria, em um painel de 17 metros quadrados. No corredor, foi escolhido um poema de autoria do escritor, que buscou trazer a estética da escrita marginal com a essência melancólica.
“A escadaria retrata, nos degraus, títulos de poemas do livro ‘Eu’, de Augusto dos Anjos, além de um stencil com a imagem do autor. E, na entrada, um cenário com o nome da galeria, além de silhuetas da tamarineira e da representação do casarão onde viveu Augusto dos Anjos”, acrescentou.
Centro Histórico
Em maio deste ano, a Prefeitura de João Pessoa entregou as intervenções artísticas realizadas no local, que passou por um trabalho de recuperação realizado pela Funjope, em parceria com um grupo de grafiteiros.
A Galeria Augusto dos Anjos constitui um espaço nobre de João Pessoa, por onde circulam moradores da cidade e turistas. O objetivo da Prefeitura ao fazer a intervenção inicial e a nova pintura foi criar uma forma de destacar simbolicamente o valor daquele espaço.
Todas as ações foram planejadas após uma série de reuniões com os comerciantes da área. Além de dar um novo visual para a galeria, a ação envolve grafiteiros que formam uma nova geração de artistas de rua.
A iniciativa é parte de um projeto da Prefeitura que visa garantir vida para o Centro Histórico, dando visibilidade ao local e atraindo a população para visitá-lo. Intervenções semelhantes foram realizadas na região do Hotel Globo e no Beco da Malagrida.
Portal Correio