Atuação do médico veterinário na saúde pública

Profissional é responsável por promover a saúde animal, ambiental e humana

Criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) e Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o conceito Saúde Única compreende que as interações entre humanos e animais podem ser responsáveis por zoonoses e demais questões ligadas à saúde e epidemiologia. Nesse sentido, o médico veterinário é parte integrante e indispensável para promoção das saúdes animal, ambiental e humana.

O professor e coordenador do curso de Medicina Veterinária da UNINASSAU João Pessoa, Leandro Hiroshi, destaca que o médico veterinário atua na Saúde Única por meio do controle da segurança alimentar para garantir o monitoramento dos alimentos até o consumo. “Esses alimentos passam pela parte da inspeção, desde o frigorífico, para chegar à nossa mesa de forma saudável, evitando, assim, algumas doenças zoonóticas transmitidas dos animais para os seres humanos. Dessa maneira, o médico veterinário tem um papel fundamental na detecção, no diagnóstico ou para auxiliar em epidemias e até mesmo em pandemias”, disse.

Segundo dados da OIE, a participação de animais em doenças humanas é cerca de 60%. Em relação às doenças emergentes e reemergentes esse número aumenta para 70%, o que determina a importância da integração entre os múltiplos setores da Saúde Única.

Portal Mangabeira