Audiência no Brasil tem TV aberta com liderança folgada; streamers tem péssimo desempenho

A popularidade crescente dos serviços de streaming implica em pensarmos que eles lideram a audiência brasileira. Mas a verdade é outra: desde 1950 no Brasil, a TV aberta segue firme na preferência dos telespectadores brasileiros. Nem mesmo a TV fechada tem vez.

Essas informações são da Kantar IBOPE Media, que lançou a ferramenta Cross Platform View (CPV), pela qual a empresa pode medir a audiência de todos os serviços: TVs aberta e a cabo, on demand e streamings localizados em todos os dispositivos que estão no Brasil.

Os dados coletados pelo CPV indicaram exatamente que a TV aberta segue com folga na liderança da audiência. As informações são de dezembro passado e foram medidas nas 15 regiões metropolitanas cobertas pela Kantar IBOPE e somente de TVs (conectadas ou não).

Imagem: Kantar IBOPE Media

Um total de 75,7% consumiu TV aberta no período, ante 11,1% da TV paga, 7,6% do YouTube e 5,6% dos streamings, sendo que a Netflix obteve 4,2%. Entre os princicpais streamers citados na pesquisa, o Amazon Prime Video teve o pior índice: 0,45%.

Como é feita a medição?

Para obter os dados, a ferramenta da Kantar IBOPE possui um recurso chamado focal meter. Ele é instalado diretamente nos roteadores de usuários domésticos e mede o consumo de vídeos online.

Oscar 2023: veja a lista completa de indicados

O Oscar 2023 já tem sua lista completa de indicados. Em uma cerimônia apresentada pelos atores Alison Williams e Riz Ahmed nesta terça-feira (24), a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou quem disputará a principal premiação do cinema mundial.

Imagem destacada: Kaspars Grinvalds/Shutterstock 

Olhar Digital