O relatório inicial de uma auditoria do Tribunal de Contas do Estado constatou irregularidades em 25 Unidades Básicas de Saúde. A ação aconteceu na última terça-feira (21) em mais de municípios da Paraíba e mostrou que a situação na maioria dos órgãos visitados precisa de providências.
O trabalho avaliou a qualidade dos serviços prestados à população e a utilização dos recursos públicos em 153 Unidades Básicas de Saúde. Foram verificados itens como infraestrutura, profissionais da saúde, disponibilidade, controle de medicamentos, atendimento ao público, tratamento e destinação de resíduos hospitalares.
Situações
No município de Pirpirituba, foram verificadas instalações precárias no consultório odontológico, inclusive com a falta de Alvará de funcionamento atualizado.
Já a UBS no bairro do Monte Santo em Campina Grande, os auditores verificaram vazamentos, tetos com rachaduras indicando risco de desabamento e falta de rebocos nas paredes.
Em Belém, foram encontrados depósitos de lixo contaminado nas proximidades do refeitório. A situação mais grave foi detectada em Santa Rita, onde constatou-se tetos caídos, lixo hospitalar em local impróprio, falta de acesso e aspectos de sujeira, supondo-se excrementos de ratos na sala de procedimentos.
Resultados
Comparando com o relatório do ano passado, o TCE-PB observou que houve avanço e melhorias consideradas em Cabedelo e João Pessoa. Por outro lado, constatou-se piora nos municípios de Patos, Campina Grande, Bayeux e Santa Rita.
Segundo o diretor de Auditoria e Fiscalização, Eduardo Albuquerque serão enviados alertas aos municípios e, diante da necessidade, poderá implicar na reprovação das contas.