Áustria também banirá TikTok de celulares do governo

O Ministro do Interior da Áustria, Gerhard Karner, disse nesta quarta-feira (10) que o governo do país também irá banir o TikTok de celulares oficiais. Segundo Karner, que respondeu algumas perguntas antes da reunião semanal do gabinete, o uso da plataforma em outros dispositivos privados permanecerá autorizado.

  • A Áustria se junta a vários países ocidentais, incluindo Grã-Bretanha, Estados Unidos e outros estados membros da União Europeia, que já proibiram o TikTok em telefones do governo;
  • O país se baseou nas questões de segurança já apontadas por outros países;
  • Banimento ocorre tanto nos EUA quanto na UE (União Europeia) por eles acreditarem que o processo de coleta de dados da plataforma pode trazer riscos à segurança nacional, entregando informações privilegiadas ao governo chinês;
  • Um projeto de lei que bane definitivamente o app dos EUA está em debate no Congresso;
  • O TikTok nega o compartilhamento de dados com o governo da China.

Ele será banido dos telefones celulares de trabalho. Em telefones privados fora da rede estatal, é claro que será possível (usar o aplicativo).

Gerhard Karner, Ministro do Interior da Áustria. 

Além da Áustria, Austrália, Estados Unidos, Reino Unido, Grã-Bretanha, Nova Zelândia, Canadá, Bélgica, França, Escócia, Comissão Europeia e Otan já proibiram o aplicativo em celulares oficiais.

TikTok nos EUA

O TikTok enfrenta escrutínio nos EUA desde meados de 2020, ainda na gestão Trump. Na época, para acalmar os receios das autoridades dos EUA, o app criou uma divisão especial para cuidar dos dados de americanos.

Contudo, a medida não parece ter sido suficiente, já que mesmo após depoimento do CEO da plataforma, Shou Zi Chew, perante o Comitê de Energia e Comércio da Câmara para defender o aplicativo (Veja aqui o que foi dito na audiência), a lei de banimento total ainda tramita no Congresso americano.

Recentemente, inclusive, o TikTok anunciou que seu Chefe de Confiança e Segurança nos Estados Unidos, Eric Han, deixaria a empresa. O profissional era responsável justamente pela US Data Security (USDS), o setor de armazenamento de dados dos EUA. Não ficou claro se o executivo optou pela saída ou se o corte faz parte de mais alguma medida do TikTok para atender as demandas do governo americano. Saiba mais aqui.

Atualmente, o futuro do TikTok nos EUA ainda é incerto.

olhardigital